EM 01/07/2020 AS 17:03

Como criar uma rotina para as crianças em casa?

Como criar uma rotina para as crianças em casa?

Não é fácil manter a criançada em casa, né? Os pequenos querem dormir tarde, acordar tarde, fazer refeições em outros horários, brincar o tempo todo e podem ter dificuldade em aceitar as tarefas da escola. A melhor alternativa para essa situação tão nova para todos é respirar fundo, reunir toda a sua paciência, uma pitada de autoridade na medida certa e implementar uma nova rotina em casa. O post de hoje dá algumas dicas de como realizar esse processo super importante para o bem-estar da família.
A IMPORTÂNCIA DE TER UMA ROTINA DE ATIVIDADES
Para as crianças de até seis anos, ter uma rotina é benéfico para a saúde, tanto física quanto emocional. Saber que, depois da soneca, tem o lanchinho, ou que, antes de dormir, tem a história, proporciona uma sensação de segurança e faz com que os pequenos se sintam menos ansiosos. Eles entendem que, enquanto seguirem aquela linha, tudo ficará bem.
Criar uma rotina para as atividades da criança traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de correria ou estresse infantil. É importante lembrar que os pequenos não podem se sentir sobrecarregados e precisam de tempo para brincar livremente, descansar e fazer outras atividades sem programação prévia.
Nesse momento, o objetivo de estabelecer uma rotina de horários é que a organização dos dias ajude o pequeno a entender que o período não é de férias e algumas regras precisam ser seguidas.
DICAS PARA ORGANIZAR O DIA-A-DIA DA CRIANÇADA

Faça adaptações na rotina que já existe
No mundo perfeito, os horários de acordar, almoçar, tomar banho e de dormir seriam mantidos – mas, com todo mundo em casa, fica mais difícil colocar isso em prática. A melhor saída nessa situação é adaptar o que for preciso a partir daquilo que os filhos já estão acostumados.
Se a criança estuda de manhã e se acostumou a acordar cedo, por exemplo, os pais podem escolher deixá-la dormir só meia hora a mais, para tomarem café da manhã juntos sem ninguém sofrer com o sono. Outra alternativa é deixar o pequeno dormir até mais tarde para que os pais consigam adiantar seus trabalhos pessoais. Nessa escolha, a dica é acordar o filho em um horário que seja próximo a de outra refeição que ele está familiarizado, como o lanche da manhã na escola.
Com as tarefas, essa mesma ideia pode funcionar, basta os pais se inspirarem no cronograma da escola. Por exemplo, se hoje as crianças fariam artes e atividades físicas na escola, os pais podem propor algo semelhante em casa, como pintura, massinha e pequenas rotinas de exercícios para todos fazerem juntos.
Permita que os pequenos ajudem no planejamento!
Além de seguir o que a criança está acostumada, vale também perguntar a ela o que gostaria de fazer naquele dia. Essa atitude incentiva a autonomia dos pequenos, além de mostrar respeito e confiança nas suas opiniões e decisões.
Pedir a opinião dos pequenos também vale para as atividades educacionais, desde que haja uma margem de escolha, é claro, ou a criança só escolherá brincadeiras. Faça acordos, use da imaginação para criar alternativas, e, aos poucos, tudo vai se ajeitando!
Que tal ensinar atividades domésticas?
Você com certeza já tem os dias e horários fixos para cozinhar, lavar a roupa e fazer a limpeza da casa, né? Então, dependendo da idade do seu filho, você pode inseri-lo nesse planejamento e, aos poucos, dar tarefas simples a ele, como organizar o próprio quarto, molhar as plantas, etc. É uma ótima oportunidade para ele desenvolver o senso de responsabilidade e participação. Apenas tome cuidado com a rigidez e tenha paciência ao ensinar, até que ele veja essas tarefas como um momento prazeroso do seu dia.
Hora de dormir é importante!
Quem dorme tarde, acorda tarde: este ponto acaba sendo um sabotador no dia de qualquer um. Seu filho acordará cheio de energia, querendo interagir e receber atenção, mas se ele dormir mais cedo, você terá um tempo livre no final do dia para resolver suas pendências. Quando a criança dorme muito tarde, ela tem um sono mais agitado e pouco restaurador, podendo trazer cansaço e irritação para o dia seguinte. O ideal é os pequenos estarem na cama até as 21h.

Faça uma organização diária
Diferente dos adultos que conseguem planejar a semana inteira antes de ela acontecer, com as crianças o ritmo é diferente; elas não têm a mesma noção de tempo dos adultos. Isso significa que os pais precisam conversar com os filhos diariamente para lembrá-los do que acontecerá amanhã. Conforme as tarefas forem feitas, todos se sentirão mais tranquilos e realizados.

Pegue leve, faça intervalos!
Assim como a noção de tempo e espaço é diferente para as crianças, a capacidade de elas se manterem concentradas também ainda está se formando. Dificilmente, uma criança ficará entretida em uma mesma atividade por mais de duas horas, portanto, intervalos e variedade de tarefas são super necessários! Qualquer folga de poucos minutos para fazer um lanche rápido, beber água ou ir ao banheiro, já ajuda muito!

Use a tecnologia a seu favor!
Toda essa rotina vai deixar os pequenos morrendo de saudade da escola e das brincadeiras com os colegas! Para amenizar a saudade dos amiguinhos, converse sobre o assunto com os pais deles e promova atividades e encontros virtuais. Esses encontros podem acontecer todos os dias, desde que toda a turma tenha concluído suas tarefas!

Nunca deixe de se divertir em família!
Ainda que seja importante manter a criança dentro do que ela está acostumada, sabemos que estar em casa por tantos dias também pode ser cansativo, para ela e para todos. Portanto, escolha um dia na semana para fazer algo divertido em família! Pode ser uma sessão de cinema no sofá de casa, uma guerra de bexiga d’água no quintal ou qualquer coisa que vocês gostem de fazer juntos em casa. Manter a rotina é importante, mas manter a saúde emocional também é!

Com equilíbrio, muito diálogo, paciência e criatividade, é possível criar uma rotina adequada – não só para os pequenos, mas para todos que estiverem em casa!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO