EM 20/01/2020 AS 08:00

Como convencer as crianças a dormirem sozinhas no quarto?

O hábito de “se mudar” para a cama dos pais no meio da noite é comum entre as crianças mais novas, e até algumas maiorzinhas, mas não é nada saudável para o desenvolvimento dos pequenos. Nesses momentos, surgem as dúvidas sobre quanto tempo demora para a criança começar a dormir sozinha e o que podemos fazer para tornar esse processo mais agradável e natural.


Por que as crianças devem dormir no próprio quarto?

O lugar ideal para a criança dormir é no quarto dela, e isso não vale apenas para as crianças maiores – os bebês devem iniciar o hábito assim que possível. Quando as crianças começam a dormir no próprio quarto desde cedo, desenvolvem a capacidade de lidar com os próprios medos e de ficarem sozinhas. Se isso não acontecer, é possível que ela se torne muito dependentes emocionalmente dos pais em casos de separação, como ir à escolinha. Além disso, deixar o filho dormir junto todos os dias atrapalha a privacidade do casal, momento importante para manter a harmonia na família.

Dicas para incentivar seu filho a dormir no próprio quarto

Encontre o motivo do problema: Tente entender por que seu filho está com dificuldade em dormir sozinho. Normalmente, as crianças buscam os pais por não terem se habituado a dormir sozinhas desde cedo, mas isso deve ser investigado mais a fundo. Algumas crianças sentem medo de ficar sozinhas no escuro, pois criam monstros imaginários, enquanto outras não são acostumadas a ficarem longe dos pais, ou não dormem bem à noite e aí acordam de madrugada.

Depois de identificar o problema, ofereça conforto e segurança: Se a criança tiver medo dos monstros, por exemplo, crie um ambiente seguro: antes de deitar na cama, investigue, junto com o pequeno, todos os possíveis lugares onde o “monstro” se esconderia, mostrando que não tem nada a temer. Para reforçar, peça para ele escolher uma pelúcia para fazer companhia a ele, e diga que, caso apareça algum monstro, o seu amiguinho irá protegê-lo. Contar histórias em que a criança vence seus medos também é super estimulante. Melhor ainda: que tal uma cama casinha? Assim, ele se sentirá protegido, como em uma cabaninha!

Incentive a independência da criança ao longo do dia: É positivo ajudar as crianças a realizarem atividades próprias de sua idade por si mesmas (se vestir, comer, arrumar seu quarto) para que se sintam confiantes em suas próprias capacidades. Assim, elas se acostumam a não ter a supervisão e a presença de adultos em alguns momentos do dia, tornando a hora de dormir sozinhas algo mais natural e familiar.

Crie uma rotina: É muito importante ter uma rotina estabelecida, para que as crianças saibam que é hora de dormir. Portanto, crie um ritual diário: tomar um banho gostoso, vestir o pijama, tomar um leite morno, escovar os dentes e ouvir uma história, por exemplo, são hábitos que contribuem para as crianças se sentirem mais seguras antes de dormir e até para a qualidade do sono dos pequenos!

Ensine a criança a gostar de ter seu próprio quarto: É importante mostrar ao pequeno que vocês, pais, confiam nele, e por isso deixam ele dormir sozinho no quarto. Mostre que agora ele será mais responsável pelas suas roupas e brinquedos, mas também terá mais independência, além de ganhar ali um espaço todo seu, para se divertir e fazer suas atividades. Uma decoração personalizada com as cores, personagens ou brinquedos que a criança mais gosta ajuda muito a criar esse vínculo, além de fortalecer a noção de identidade do pequeno, que começa a se desenvolver.

Estimule a criança a pegar no sono sozinha: É comum os pais permanecerem no quarto do filho até ele adormecer, mas esse é o principal erro. Se deseja que seu filho durma no quarto dele, deixe o quarto antes de ele pegar no sono, para que a criança não dependa mais da sua presença para conseguir dormir. Se for contar uma história, por exemplo, não deite na cama com ele nem permaneça muito perto. Assim, aos poucos, o pequeno vai se acostumando a dormir sozinho, e não irá mais buscar a cama dos pais, caso acorde no meio da noite.

Crie jogos e recompense seu esforço: Em vez de castigar o seu filho ou fazê-lo ficar envergonhado quando ele está se esforçando, procure recompensar as suas vitórias. Estabelecer um sistema de prêmios após cada noite passada com sucesso na própria cama faz a coisa toda parecer mais divertida e desafiadora.

Escolha pijamas superdivertidos que brilham no escuro: Transformar a hora de dormir em uma hora divertida e de brincadeira fará que, além das crianças se sentirem mais seguras para dormirem sozinhas no seu próprio quarto, também ajudará a tornar esse momento algo muito esperado pelos pequenos. Os pijamas para meninas e os pijamas para meninos da Kyly, além de superconfortáveis, contam com as estampas mais fofas que brilham no escuro.

Lembre-se de que esse processo pode ser bastante lento, exigindo paciência e esforço de toda a família, afinal, estamos falando de uma grande separação entre pais e filhos, um momento bem delicado da infância. Por isso, esperamos que essas sugestões ajudem você e seu pequeno a passarem com mais facilidade por essa fase de adaptação e descobertas.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO