EM 09/07/2013 AS 08:11

Como congelar a papinha do bebê

Se você chegou até este post, provavelmente você já se perguntou: “será que eu posso congelar a papinha do bebê?”. O ideal é que ela seja sempre fresquinha, mas com a correria do dia a dia fica difícil cozinhar o tempo todo. É por isso que muitas mamães optam por preparar uma porção grande o suficiente para durar a semana inteira.
Desde que não contenha maionese, ovos, vegetais crus, iogurte, banana ou folhas de verduras e de frutas, você pode sim congelá-la. Mas nada de colocar no congelador o que sobrou o pratinho do neném. De acordo com a nutricionista Paula Fernandez Castilho, "alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação".

Outro detalhe importante é que a papinha não poderá ser congelada novamente depois que sair do freezer. Por isso, divida a comidinha em porções pequenas e use uma etiqueta para identificar os ingredientes, assim fica fácil manter uma alimentação variada para o seu filhote. ;-)

Para descongelar, basta retirar do freezer e colocar o potinho em banho maria. Você também pode tirar papinha do congelador um dia antes e colocá-la na geladeira, para que descongele naturalmente. No dia seguinte é só esquentar e servir.


As papinhas de frutas ou legumes podem ficar até 2 dias na geladeira e 6 meses no congelador. As que possuem carne podem ficar no máximo 1 dia na geladeira e 2 meses congeladas. Nas etiquetas anote o dia em que a comida foi preparada e a validade.
Uma dica infalível é preparar vários sabores diferentes, colocá-los numa forminha de gelo para congelar e então mantê-los no congelador em saquinhos de plástico. Assim, todo dia você poderá fazer uma combinação diferente, variando o sabor e as vitaminas. ;-)

(via Mommy's Concierge Blog)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO