EM 15/06/2018 AS 09:57

Como ajudar seu filho na lição de casa

Por mais simples que seja, a lição de casa possui um papel fundamental na educação das crianças. Em geral, funciona como uma atividade complementar e espera-se que, assim, a criança sistematize o conteúdo aprendido em sala de aula. Mas, como muitas coisas da vida moderna, a lição de casa se tornou mais complexa e exigente do que quando éramos crianças. As expectativas são mais elevadas – tanto para os alunos como para os professores – e os pais têm o desafio adicional de controlar o tempo das tarefas com televisão, tablet e smartphone. Confira algumas dicas para lidar com esse momento da lição de casa com mais facilidade.


1) Escolha um local adequado

É importante que a lição seja feita num espaço favorável à concentração. Não dá para fazê-la na mesinha de atividades que a criança tem na sala de casa, em frente à TV. Se possível, pode ser divertido executar uma mudança no quarto dele, garantindo um local atraente e adequado para esse momento.

2) Determine um horário fixo

A tarefa deve ser feita sempre no mesmo horário, pois isso ajudará a criança a incorporar a lição de casa na rotina de maneira tranquila. Se o seu filho chega da escola muito cansado, é melhor deixar a lição para o dia seguinte. Mas siga sempre o mesmo ritual. Não deixe a criança livre para determinar quando irá fazer a lição.

3) Ajude a criança a organizar o espaço

A organização do espaço é fundamental para tornar o ambiente escolhido favorável à tarefa. Que tal manter um estojo exclusivo para a lição de casa? Incentive-a também a pegar o material da lição antes de começar e guardá-lo ao final. Além da autonomia, essas atitudes simples vão ajudá-la a diferenciar o momento da brincadeira e o da “obrigação”.

4) Deixe a criança trabalhar sozinha

Você pode reler com seu filho o enunciado da lição para reforçar o que foi proposto. No entanto, jamais dê as respostas prontas. Caso contrário, pode “atropelar” a construção do raciocínio do seu filho. Além disso, o dever de casa permite que os professores identifiquem o que os alunos aprenderam da aula. Por isso é importante que você não se meta tanto na tarefa. Os professores gostam de ver erros. Como nem todas as crianças gostam de errar, ensine seu filho que tudo bem não estar sempre certo.


5) Mantenha uma boa relação com a professora

Mostrar para o seu filho que você e o professor são parceiros, em contato regular, é essencial. Também é importante não criticar seu filho ao professor na frente dela. O dever de casa também tem a ver com aprender a ter responsabilidade.

6) Confie na escola e siga suas orientações

A parceria entre pais e escola é essencial! Por isso, mantenha-se informada e participe das reuniões escolares para compreender o contexto da lição de casa, bem como a maneira que a escola conduz o processo de aprendizagem. Você com certeza se sentirá mais segura para auxiliar o seu filho, se estiver ciente dos objetivos que a escola pretende alcançar com os exercícios complementares enviados para casa.



7) Valorize esse momento

Construa o hábito de fazer lições como uma atividade gostosa, na qual a criança pode contar o que está aprendendo na escola. Ouça seu filho também! Saber o que ele pensa sobre os mais diversos assuntos é fundamental para a formação intelectual e social dos nossos pequenos.

Fonte: ItMãe, Pais & Filhos e Mil Dicas de Mãe


comments powered by Disqus


COLEÇÃO