EM 30/10/2018 AS 17:10

Como adaptar os pequenos com o horário de verão?

Na noite do próximo sábado dia 03 para o domingo dia 04 à 00h começa o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste , o que significa que é preciso adiantar o relógio em uma hora neste dia. Apesar de ser uma mudança considerada simples, as primeiras semanas do horário de verão costumam ser mais difíceis para jovens e crianças pois o relógio biológico das crianças precisa se acostumar, trazendo uma consequência maior principalmente no momento de dormir.

Para facilitar, confira algumas dicas de como deixar mais leve a transição das crianças para o horário de verão:

  • Faça a adaptação aos poucos, comece acordando a criança um pouco mais cedo nos dias que antecedem a mudança. Um dia acorde ela 10 minutos mais cedo que o normal, outro dia 20 e assim até o dia da alteração do horário.

  • Evite alimentos pesados, como refrigerante e chocolate, antes da hora de dormir. Não incentive atividades físicas neste período, para não agitar as crianças. Crie um ambiente tranquilo e relaxante, leia um livro, invente uma história, assim ela pega no sono rapidinho!

  • A luz regula o relógio biológico, então perto da hora de dormir feche as cortinas do quarto pois assim o sono irá chegar com mais facilidade.

  • Como o horário de verão modifica também os horários das refeições, é normal que a criança diminua o apetite nos primeiros dias. Por isso, ofereça uma dieta mais leve e se a falta de apetite for exagerada, que tal usar truques de mãe e preparar aquela comida preferida da criança? Ela vai adorar! Ah, aproveite para incluir banana, leite, hortelã e erva-cidreira, pois são alimentos produzem melatonina e ajudam a relaxar.

Pegou as dicas? Agora é só colocar em prática :)


comments powered by Disqus


COLEÇÃO