EM 28/05/2020 AS 07:59

Celebre o Dia do Hambúrguer com a criançada!

Celebre o Dia do Hambúrguer com a criançada!

Você sabia que existe um Dia Internacional do Hambúrguer? Isso mesmo, a data é comemorada dia 28 de maio em todo o mundo, e é claro que você também vai querer celebrar esse dia delicioso, né? Por isso, o post de hoje traz receitas deliciosas para fazer em casa com a ajuda da criançada, assim todos comemoram juntos!
A origem do hambúrguer
Uma das carnes mais amadas do mundo, o hambúrguer teria sido criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo, por isso seu nome. Foram os marinheiros e imigrantes alemães que levaram a receita para os Estados Unidos, onde o hambúrguer tornou-se super popular, ganhando complementos como o pão, queijo, bacon e saladas e espalhando seu sabor pelo mundo. No Brasil, o hambúrguer chegou em 1952, com a abertura da primeira franquia nacional de uma grande rede de fast food.
Hambúrguer caseiro super simples que os pequenos vão adorar!
Ingredientes
1 kg de acém e 1/2 kg de ponta de peito
Sal a gosto e páprica
Mussarela
Como fazer?
Primeiramente, corte duas garrafas pet para fazer um molde e montar os hambúrgueres dentro. O ideal é que o molde seja liso, para facilitar na hora de retirar a carne.
Pegue a carne misturada e já preparada ao seu gosto e coloque ela no molde. Pressione com as mãos para ela ficar no formato do hambúrguer.
Não preencha todo o molde, pois você precisará de um espaço para colocar o queijo no meio;
Após colocar o queijo, complete o molde com a carne; o resultado será uma camadinha de carne, queijo no meio e mais uma camadinha de carne.
O sal e a páprica devem ser colocados sobre o hambúrguer quando ele for para a grelha ou frigideira. Deixe na grelha aproximadamente 30 minutos, ou de acordo com o ponto da carne que mais lhe agrada. Retire da grelha e sirva em um prato bem bonito, como acompanhamento para a comidinha que seu filho gosta!
Receita de hambúrguer saudável
Ingredientes
½ cebola;
½ cenoura;
1 colher de sobremesa de mostarda;
1 colher de molho inglês;
250 g de patinho moído;
1 colher de sobremesa de linhaça moída;
1 colher de sobremesa de azeite de oliva (para o pão não grudar na chapa);
Sal e pimenta a gosto
Como fazer?
Coloque a cebola e a cenoura em um processador e bata até ficar em pedacinhos bem pequenininhos. Transfira para uma tigela e junte os demais ingredientes. Misture tudo com um garfo e com as mãos faça quatro bolinhas. Peça ajuda das crianças nesta etapa, elas adoram!
Coloque uma chapa ou frigideira para esquentar. Quando ela estiver bem quente, coloque um fiozinho de azeite e espalhe com papel toalha, só para garantir que não irá grudar. Deixe o azeite esquentar e coloque as bolinhas na chapa. Amasse com uma espátula para dar o formato no hambúrguer. Deixe grelhar uns quatro minutos de cada lado, ou de acordo com o ponto desejado.
A receita rende 3 hambúrgueres e um mini-hambúrguer
Hambúrguer divertido para a criançada!
Ingredientes
350 g de carne moída
4 colheres (sopa) de requeijão (120 g)
4 folhas de alface
4 tomates-cereja
1 embalagem de pão para hambúrguer
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 ovo
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
Como fazer?
Junte a carne moída com a cebola e o ovo. Tempere com molho inglês e sal. Misture bem até obter uma massa uniforme. Separe a massa em quatro partes iguais. Com as mãos, faça uma bola com cada uma delas. Pressione a carne com as duas mãos, achatando cada bola, até obter o formato de um disco.
Coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada com azeite. Para formar os “olhos” na carne, use as pontas dos dedos para fazer dois furos na parte superior. Com o auxílio de uma faca, crie os “sorrisos”, abrindo fendas logo abaixo dos furos.
Leve os hambúrgueres ao forno pré-aquecido e asse por seis minutos cada um dos lados. Enquanto isso, corte a alface em tiras e os tomatinhos pela metade.
Esquente os pães no forno por três minutos e abra-os ao meio. Comece a montagem espalhando uma colher de requeijão pela base do pão. Coloque as tiras de alface e, logo depois, o hambúrguer. Finalize com uma metade de tomate em cada “olho” e complete o espaço do “sorriso” com o requeijão.
Hambúrguer de carne e beterraba
Ingredientes
500 g de carne moída (patinho ou outra opção magra);
1 beterraba cozida ralada (pode ser crua, também funciona);
1 cebola pequena ralada;
1 dente de alho esmagado;
Azeite para untar;
1 colher de sopa de aveia em flocos.
Como fazer?
Em uma tigela, adicione os ingredientes e misture bem.
Molde os hambúrgueres e vá colocando em uma assadeira untada ou antiaderente.
Leve ao fogo médio, pré-aquecido por 20 a 30 minutos, ou até dourar.
A receita rende 4 hambúrgueres ou 8 mini-hambúrgueres.
Colocando a criatividade em prática, o hambúrguer pode ser servido de várias formas: no pão de hambúrguer integral, com queijo minas grelhado na mesma chapa ou em cima do hambúrguer, com folhas de alface americana ou de agrião e rodelas de tomate. Cebolas grelhadas ou cogumelos salteados também dão um sabor especial!
Cozinhar em família é super divertido!
Acredite, as crianças adoram colocar a mão na massa! Elas gostam de aprender as coisas na prática, mexendo, testando, vendo as diferenças, e, para elas, cozinhar é uma chance de fazer uma pequena bagunça em casa com todo o apoio dos pais. Lembre-se apenas de manter os pequenos longe de fogões, panelas, objetos que possam quebrar ou causar ferimentos. Mantendo o cuidado, cada um pode fazer sua parte para ajudar na preparação dos hambúrgueres!
Dependendo da idade, a criança pode ajudar a separar as vasilhas e ingredientes que serão usados, a mexer as misturas, ler as instruções da receita e até mesmo aprender sobre medidas, organização, trabalho em equipe e seguir instruções. O resultado será uma experiência deliciosa para toda a família aproveitar em momentos especiais de união!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO