EM 13/04/2022 AS 11:06

Celebrando a Páscoa com crianças: alegria e criatividade a mil!

A Páscoa é uma data super alegre, cheia de ovos coloridos, decorações divertidas, muita brincadeira e comidinhas gostosas. A criançada adora essa época, e nós também, né? Por isso, preparamos um guia completo para você curtir a Páscoa com os pequenos, com as melhores receitas, decorações e brincadeiras para a família se divertir nesse momento de paz e união. Vem com a gente!

Parte I: Receitas deliciosas para fazer em família!
Toda data importante tem sua culinária especial, e a Páscoa também tem suas próprias tradições, com vários pratos à base de frutos do mar ou levados ao forno – mas a parte favorita da criançada são os doces! Então, confira algumas receitas bem simples e divertidas de lanchinhos e sobremesas para celebrar esse momento, e aproveite para levar os pequenos para a cozinha; eles adoram colocar a mão na massa!

Ovo de Páscoa artesanal personalizado ao gosto dos pequenos!
Ingredientes:
250g de chocolate ao leite ou meio amargo
1 forma de ovo de 500g (duas metades)
Modo de preparo: Quebre a barra de chocolate em pedaços e derreta no micro-ondas ou em banho-maria (sempre mexendo e de olho na textura). Quando estiver derretido, deixe esfriar um pouco enquanto mexe para engrossar, depois despeje na forma de plástico. No momento que atingir a grossura do seu agrado, leve para a geladeira e deixe esfriar por cerca de 20 a 30 minutos. Desenforme o ovo e, com ajuda de uma faca, retire os excessos das bordas. Prontinho, simples e sem mistérios!
Se preferir, você pode usar ela como base para se inspirar e criar ovos caseiros incríveis, adicionando recheios, coberturas como confeitos ou granulado, pode colocar docinhos ou brinquedos dentro e até gravar os nomes das crianças, garantindo um presente 100% exclusivo que seus filhos vão amar!
Deliciosos muffins de cenoura para o café da tarde!
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia em flocos
2 xícaras de cenoura cozida e amassada com o garfo
1/4 xícara de azeite de oliva
1/4 xícara de leite
2 ovos
1/2 cebola picada
1 xícara de ricota
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
orégano ou ervas finas a gosto
sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo: Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo, acrescente o orégano, tempere com sal e pimenta e reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes. Misture a massa com a ricota temperada. Unte as forminhas de muffin com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Asse por 30 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e desenforme. Agora é só convidar a criançada para ajudar a decorar e servir; o preparo rende cerca de 12 muffins.
Faça sua própria trufinha de chocolate!
Ingredientes:
1 colher (sopa) de pasta de amêndoas sem açúcar
1/2 xí¬cara (chá) de chocolate 70% cacau picado
1 colher (sopa) de iogurte natural sem açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
Modo de preparo: Leve o chocolate para derreter em banho-maria. Após derreter, retire do fogo e acrescente o iogurte, a pasta de amêndoas e misture completamente. Leve à geladeira até que esfrie bem e fique mais endurecido. Retire a mistura e peça para as crianças fazerem pequenas bolinhas, em formato de trufas. Depois, basta polvilhar com cacau em pó e servir. Super fácil, né? E os pequenos vão se divertir muito fazendo as bolinhas!
Parte II: Prepare a casa com carinho e criatividade!
A parte mais legal das decorações é que você pode criar enfeites com o que tiver em casa, sem gastar muito! Convide as crianças e trabalhem juntos nas ideias, o resultado serão horas de muita diversão para todos, deixando a casa toda festiva e personalizada para receber os parentes e o coelhinho!

Pratinhos de ovos: É uma decoração super fácil de realizar, mesmo para os mais pequenininhos. São feitos com pratos de papelão coloridos nos quais a criança cola (ou pinta) ovos de Páscoa feitos à parte com o material que mais gosta (cartolina, recorte de revistas, papel dourado, tintas, glitter...). Faça um furo em cada prato, passe um cordão (ou nylon) e pendure onde quiser, como geralmente fazemos com as bandeirinhas de São João. Sua casa vai ficar super alegre e colorida!
Quadro de coelhinho: Você ama encher a casa com fotos dos pequenos? Então essa ideia é perfeita para você! Separe uma foto da criança da qual você recortará o rosto. Sobre uma cartolina, desenhe o corpo do coelhinho (pode usar moldes da internet se preferir), fazendo uma cabeça suficientemente grande para conter a foto recortada. As patinhas são a parte mais divertida, pois vocês podem fazê-las com a impressão das mãozinhas e/ou dos pezinhos da criança. Cubra todo o corpo com tufos de algodão branco colados na cartolina e está pronta a sua foto-coelho! As crianças vão se divertir ajudando na produção e também depois com o resultado das fotos.
Potinhos temáticos: Uma decoração se torna especial pelas pequenas coisas, aqueles detalhes que fazem a diferença – então, que tal reaproveitar os potes de maionese, geleia e outros alimentos para enfeitar cada cantinho? As crianças vão adorar ajudar na pintura dos potinhos e na decoração com temas de Páscoa, como pompons, orelhinhas, carinhas de coelhos ou cenourinhas em EVA. Pode caprichar no glitter sim!
Ovos coloridos e divertidos: Que tal espalhar pela casa vários ovos festivos contendo confetes coloridos dentro? É uma ótima ideia para quem vai receber convidados na Páscoa, pois cria um clima bem festivo na casa! Com uma agulha, fure a ponta do ovo para fazer um buraquinho pequeno. Fure a gema, retire o conteúdo do ovo e depois lave-o com água e sabão. Deixe secar e depois pinte-o, ou incentive a criançada a decorar o ovo como preferir. Uma vez seco, encha o ovo com confetes, feche com um quadradinho de papel de seda e pronto: seu ovo já pode ser quebrado e liberar todos os confetes, criando um efeito alegre e colorido. Ah! A possibilidade de essa decoração terminar em uma guerrinha de confetes entre as crianças é bem grande, então não é hora de se importar muito com a bagunça, tá?

Parte III: É hora das brincadeiras!
Além de ser uma data importante para as famílias, a Páscoa também é um feriado muito aguardado. E o que a criançada quer fazer nos dias de folga? Isso mesmo, brincar! Então aproveite a ocasião para inserir brincadeiras temáticas de Páscoa, assim eles vão conhecendo os símbolos e a importância dessa celebração. Olha só nossas ideias:
Criar máscaras de coelho: As crianças adoram colorir, decorar, colocar máscaras e brincar de faz-de-conta, então que tal levar o tema de Páscoa para esse momento de diversão e imaginação? Desenhe o focinho do coelho sobre uma cartolina branca, fazendo duas aberturas em forma de coração no nível dos olhos. Faça dois furinhos de cada lado da máscara e passe um elástico que servirá para prendê-la. Máscara confeccionada, agora é só chamar a criançada para se divertir com a pintura e decoração do seu coelhinho. Com certeza eles vão querer usar a máscara o dia todo!
Coelhinho sai da toca: A brincadeira perfeita para uma família reunida cheia de crianças! Você vai precisar de bambolês ou então giz e apagador para fazer e apagar círculos no chão. Espalhe os círculos ou os bambolês pelo chão e peça para cada criança se posicionar dentro de um deles. Ao sinal de alguém de fora, que deve gritar "Coelhinho, sai da toca", as crianças devem trocar de "toca" e ir para outro círculo ou bambolê. A cada rodada, um bambolê deve ser retirado do chão ou um círculo apagado. Ganha que conseguir ficar dentro de uma "toca" no final. É como uma versão de Páscoa da popular “dança das cadeiras”, prometendo muita diversão para a tarde de domingo!

Amigo chocolate: Outra ideia para se divertir com toda a família sem deixar de lado o clima doce e saboroso da Páscoa! Inspirada na brincadeira de “amigo secreto”, basta substituir a troca direta de ovos de Páscoa ou a tradicional caça aos ovos por um "amigo chocolate". Ele funciona da mesma forma que o amigo secreto comum, com um momento dias antes da festa para tirar o papelzinho, dicas para tentar adivinhar quem a pessoa tirou, etc., com a diferença de que aqui o presente já está definido: um ovo de Páscoa que você ache que combina com o seu “amigo”! Será que a dinda prefere chocolate preto ou branco?
Coelho guloso: Um jogo no estilo “faça você mesmo” que a criançada vai adorar! Em uma grande caixa de papelão, faça uma abertura em forma de túnel (que representará a boca do seu coelho), e aí peça a ajuda dos pequenos para personalizar o bichinho! Pintem os olhos, o nariz, os bigodes... Em outro papelão, desenhe grandes orelhas para recortar e colar na parte de trás da caixa e também uma grande língua que será colada na entrada do túnel (boca). Depois do coelho pronto, procure várias bolas coloridas que passem pela abertura da caixa. A finalidade do jogo é fazer entrar as bolas na boca do coelhinho. Para deixar a competição mais divertida e desafiadora, você pode também comprar vários ovinhos de chocolate pequeninos e, a cada acerto da criança, ela ganha um ovinho! Delícia de brincadeira, né?
E aí, gostou das nossas ideias? Chame toda a família para ajudar, pois a hora de se preparar para uma das datas mais esperadas do ano já chegou, e a criançada merece celebrar ao máximo cada momento dessa festa!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO