EM 24/09/2012 AS 08:51

Brincar está sempre na moda

Desde o tempo da vovó até os dias de hoje, brincar nunca saiu de moda. A atividade é passada por gerações e faz um bem danado para a criançada e até mesmo para os pais. Como um meio de socialização e comunicação, eles aprendem a conviver, a respeitar, a fazer novas amizades e a compartilhar experiências. Aí fica mais fácil para a criança tomar decisões, ser criativo e ter autonomia. De acordo com a pedagoga e educadora Ruth Elisabeth de Martin em uma matéria para o site Delas: "A criança que brinca vai ser mais esperta, mais interessada e terá mais facilidade de aprender - tudo isso de forma natural". Porém, há duas coisinhas que fazem esse momento ser ainda melhor para o desenvolvimento da criançada: brincar ao ar livre e brincar com os pais.

Brincar ao ar livre
As atividades ao ar livre são fundamentais para a turminha, pois estimulam a produção de vitamina D, que ocorre somente quando nosso corpo está em contato com a luz solar. Para o médico Francisco Lembo, chefe de Pediatria do Hospital Samaritano em São Paulo, “qualquer atividade ao ar livre é melhor do que ficar sentado diante da televisão ou enfiado com os brinquedos no quarto”. Os espaços abertos também possibilitam que as crianças conheçam o mundo através da experiência, seja pisando em diferentes texturas, sentindo o cheiro de várias flores ou até mesmo reconhecendo formas nas nuvens do céu. São muitas as vantagens de brincar na rua, por isso, é bom incentivar os pequeninos a aproveitarem mais o tempo lá fora.

Brincar com os pais
Sem tirar a liberdade dos pequenos, nem o espaço dos amiguinhos, os pais devem brincar com os seus filhos e, como exemplos, devem valorizar e estimular essa atividade. Além de estreitar os laços familiares, é a melhor forma de ensinar, facilitando a percepção do que a criança precisa desenvolver. Brincando, você acaba conhecendo melhor seu filho, sua personalidade, seus medos e aprendem juntos a arte de amar e ser feliz.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO