EM 22/01/2021 AS 17:23

Brincadeiras para se divertir na hora do banho!

Convencer os pequenos a darem um tempo nas suas atividades para tomar banho nem sempre é uma tarefa fácil, né? Eles não querem parar de brincar, ou acham o ato de tomar banho desagradável, evitando o chuveiro a todo custo – e essa situação pode se tornar um problema recorrente no cotidiano da família. Então, para evitar aquela conhecida manha na hora do banho, o post de hoje traz dicas de atividades que tornam esse momento mais divertido!

Por que ele não quer tomar banho?
Não se preocupe – a rejeição ao banho é apenas uma fase, e pode acontecer por várias razões:
Para os pequeninos, quando tudo é novidade, o banho pode representar um momento de medo ou incômodo. Eles podem achar a água muito quente, ou muito fria, ou muito funda ou o banho demorado demais.
Já para os maiorzinhos, o banho é visto como uma perda de tempo, algo que os faz parar de brincar ou assistir TV, por exemplo, além de estar relacionado a outros momentos do dia que eles talvez não gostem, como ir à escola ou a hora de dormir.
Brincadeiras para tornar a hora do banho divertida!
Atividades para os pequeninos
Nessa fase em que ele ainda toma banho na banheira e interage menos, experimente conversar com o bebê, cantar, fazer caretas e sons diferentes durante o banho. Ele vai se distrair da sensação (ainda estranha) da água e até dará boas risadas. Outra dica é fazer massagem nas pernas e na barriga da criança, para acalmá-la, ou colocar brinquedinhos que boiam na banheira, para o pequenino brincar de afundá-los e, mais tarde, começar a inventar historinhas com eles. Também dá para usar saquinhos de chá no banheiro ou na água para brincadeiras com cheiros, ou tintas seguras que saem com água para brincadeiras com cores explorando as partes do corpo – o importante é estimular o bebê a se divertir!
Diversão também no chuveiro
Além de fazê-los se sentirem mais independentes, o box do chuveiro traz mil possibilidades de brincadeiras para os maiorzinhos! Desenhar no box é uma das atividades favoritas das crianças desde sempre, e hoje existem até tipos especiais de giz para desenhar em azulejos, que saem com água e sabão e rendem grandes obras de arte durante o banho. Com letras, números e formas em EVA, dá para inventar muitas atividades no box também, assim como criar mil penteados no cabelo com a água e espuma sempre garante bons momentos de diversão e criatividade. E que tal levar a piscina inflável para dentro do box? O chuveiro se transforma em uma cachoeira, e a brincadeira é garantida!
Um pouco de música para deixar o ambiente mais alegre
Não tem erro: cantar no chuveiro é diversão para todas as idades, né? Hoje em dia, existem músicas especiais para os pequeninos ouvirem e cantarem na banheira, com melodias alegres e letras que até repassam cada momento do banho e ensinam as diferentes partes do corpo, para ele aprender e, aos poucos, querer tomar banho sozinho! Os maiorzinhos podem colocar suas músicas favoritas em um celular ou caixinha de som (desde que com segurança!), e existem até luzes coloridas para transformar o chuveiro em um palco completo para os seus shows durante o banho!
Seguindo essas dicas, a temida hora do banho deixará de ser apenas uma obrigação para se tornar uma nova brincadeira!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO