EM 21/01/2013 AS 09:32

Brincadeiras para fazer na viagem

Bom dia, pessoal!

Grande parte das famílias saem de férias nesta época do ano. Quem tem criança em casa sabe como elas têm energia de sobra para brincar e ficam ansiosas para chegar logo ao destino. Para que a viagem siga mais tranquila enquanto pais e filhos estão na estrada, trouxemos algumas brincadeiras que vão entreter e divertir os pequenos durante o trajeto.

Contar os carros
Esta é uma brincadeira conhecida por quase todos nós. Escolhemos uma cor ou um modelo de carro e vamos contando. Vocês podem propor às crianças um prêmio para quem “ganhar” (contar mais carros) como um sorvete, por exemplo.

Quem é o sentinela?
Um jogador é escolhido para começar o jogo. Ele vai olhar ao redor, escolher algum elemento da paisagem e dizer, por exemplo: "Eu sou o sentinela e vi um bicho voador”. Depois disso, os demais jogadores fazem perguntas para tentar descobrir o que o sentinela viu, e ele só pode responder com “sim” ou “não”. Quem acertar primeiro será o próximo sentinela e vai propor um novo desafio.

Jogo da mala
O primeiro jogador diz que pôs na mala algum objeto. O segundo jogador diz que pôs na mala o que o primeiro disse e mais alguma coisa. O terceiro terá que dizer que pôs na mala as duas coisas anteriores e mais alguma, e daí em diante é preciso estar atento e ter muita memória pra não errar a ordem.

Letra proibida
Tirem a sorte para saber quem será o primeiro jogador a escolher uma letra proibida. Ele anuncia a escolhida para todos e faz uma pergunta para cada jogador, que deve responder sem usar esta letra. Por exemplo, se a letra escolhida for o “A” e perguntarem quais as cores da bandeira do Brasil, a pessoa que responder vai ter que pensar em um jeito de dizer sem o “A”. Quem falar qualquer palavra com a letra proibida sai da brincadeira. Depois que todos responderem, outro jogador escolhe uma outra letra e continua, até sobrar só o campeão.

É legal que os adultos participem com as crianças (quem não estiver dirigindo, claro) topando os desafios de cada jogo. Para que o passeio seja ainda mais tranquilo, vale preparar uma bolsa pequena com água, frutas ou algum lanche caso os pequenos sintam fome.

Boa viagem!

(Fontes1, 2)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO