EM 03/05/2018 AS 15:44

Brincadeiras para dias de sol e de chuva

Quando chega o final de semana, festa de aniversário ou quando vem um amiguinho brincar em casa é sempre bom ter na manga um acervo de brincadeiras para entreter os pequenos. E não importa a idade nem a previsão do tempo. Eles não querem ficar parados! Por isso, trouxemos para você uma lista de brincadeiras bem bacanas para os dias de sol, e também para os dias de chuva. Afinal, as brincadeiras dentro e fora de casa se completam e são igualmente importantes para o desenvolvimento das crianças. Confira!


BRINCADEIRAS AO AR LIVRE

Pular corda

Brincadeira clássica, mas que ainda diverte a garotada.

Pintura no jardim

Você precisa de espaço, um tecido bem grande, tintas e pincel. Pronto!

Grande teia

Cordas e árvores bastam para você fazer uma grande teia. Será que as crianças vão conseguir passar por ela?

Bola

A bola é um dos brinquedos mais versáteis para brincar ao ar livre. Improvise com partidas livres de futebol ou vôlei, aposte em um jogo de queimada ou caçador para os maiores, ou divirta-se jogando a bola de um lado para o outro com os bebês.

Bolhas de sabão

As bolhas de sabão sempre fazem o maior sucesso com as crianças de todas as idades. Prepare a mistura com uma parte de sabonete líquido, shampoo ou detergente neutro para quatro partes de água. Para tornar suas bolhas mais resistentes, você pode ainda adicionar um pouco de açúcar, amido ou xarope de milho à mistura. Outra dica é colocar um pouco de corante alimentício para que as bolhas fiquem coloridas. Para montar a varinha, você pode improvisar com um pedaço de arame ou um canudo, ou desmontar um cabide e montar uma varinha de bolhas gigantes.

Esconde-esconde

Quem nunca passou a infância brincando de esconde-esconde, não é mesmo?! A brincadeira é super divertida, envolvendo muita emoção e surpresas.

Sombra

Essa brincadeira é indicada para as crianças mais novas e só exige um pouco de criatividade e um dia ensolarado. Vá até um local onde vocês possam fazer sombra no chão ou na parede, e forme uma fila. O primeiro deverá fazer movimentos engraçados e os demais devem seguir, copiando a sua sombra. Uma boa ideia é tentar imitar os movimentos dos animais.

Cabra-cega

Neste jogo, um dos participantes deve ficar vendado, enquanto os outros correm e fazem movimentos ao seu redor. O objetivo é que ele toque em algum dos outros jogadores. Quem for tocado se torna a próxima cabra-cega.

Pega-pega

Uma das brincadeiras mais tradicionais e populares, o pega-pega dispensa apresentações. Uma boa ideia para deixar o jogo um pouco diferente, é transformá-lo no pega-ajuda, no qual os participantes pegos devem dar as mãos, formando uma corrente e capturando os que ainda estão livres.

Amarelinha

Desenhe as casas da amarelinha com um giz em uma superfície de cimento ou no asfalto. Depois é só encontrar uma pedrinha e começar a pular com a criançada até chegar ao céu. A brincadeira é bacana, pois ajuda as crianças a memorizar os números.

BRINCADEIRAS DENTRO DE CASA

Vivo ou morto?

Junte a galerinha e dê os comandos. Vivo! Morto! É risada garantida na certa.

Dançar no meio da sala

Coloque uma música bem gostosa e saia dançando com seu filho assim mesmo, no meio da sala.

Brincar com recortes de revista

Separe algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar a figura de que mais gosta. Outra forma de brincar com revistas velhas é separar os olhos, bocas e narizes de várias fotos para depois montar rostos bem malucos em um papel.

Fazer biscoitos e bolos

Chame os pequenos para a cozinha e ignore a bagunça porque vai ter! Aproveite para descontrair, brincar e conversar. Bolinho de chuva cai muito bem! Deixe que eles ajudem, com segurança, é claro.

Telefone sem fio

Uma brincadeira simples, mas que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória.

Tênis

Pegue um pratinho de papel, um palito de sorvete e um balão. Cole o palito no pratinho, encha o balão, vá para a sala e pronto: as crianças terão um jogo de tênis diferente e divertido!

Dança das cadeiras

Para exercitar a coordenação, concentração e agilidade. Basta colocar uma cadeira a menos que o número total de participantes e dar o play na música.

Ver fotos da família

Seu filho vai achar um barato ver suas fotografias de quando era pequena, dos avós, das viagens e, claro, dele mesmo. Para a brincadeira continuar, vocês podem renovar o álbum ou criar novos: a criança vai adorar participar.

Imitar bichos para outros adivinharem

As crianças imitam alguns animais em forma de mímica para os outros adivinharem.

Roupas e fantasias

As crianças adoram se transformar nos seus personagens favoritos ou até mesmo nos próprios pais. Por isso, separe as fantasias das crianças e algumas peças de roupas suas esquecidas no armário. No final da produção, faça um desfile com direito a fotografia e música.

Cabaninha

Se a chuva estiver muito forte, com relâmpagos e trovões, monte uma cabaninha aconchegante para as crianças. Use colchões, cobertores e almofadas para que eles se sintam mais protegidos e esqueçam o tempo ruim que está fazendo lá fora.

Fonte: Omo, Revista Crescer, Sou Mãe, Just Real Moms e Dicas de Mulher


comments powered by Disqus


COLEÇÃO