EM 21/05/2014 AS 10:00

Brincadeiras para crianças pequenas treinarem a coordenação motora

Olá, mamães!
A garotada está em casa, louca para aprontar? Então vamos entretê-las com atividades bem legais e que, de quebra, ajudam a exercitar suas habilidades. :-) Hoje vamos ensinar brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora. O mais legal de tudo é que dá para fazer com objetos que você já tem aí na sua casa. Confira:

Caça aos pompons
Para este jogo tudo o que você vai precisar são de pequenos pompons (chumaçinhos de algodão coloridos servem também) e uma forma de bolinhos. Distribua os pompons aleatoriamente dentro da forminha e peça para o seu filhote organizá-los por cor. Você pode oferecer uma canetinha para cutucar e "cavar" os algodões.
Outra ideia é colocá-los dentro de um copo e pedir para a criança pegá-los um por um com um grampo de roupas.

Salto à distância
Esta atividade é muito simples e muuuito divertida mesmo! Cole 6 tiras de fita crepe no chão, com mais ou menos 20 cm de distância uma da outra. Marque um número em cada fita também.
Aí as crianças vão se posicionar a alguns passos atrás da primeira marca. Ao sinal, uma de cada vez terá que saltar o mais longe que conseguir. Você pode também lançar desafios, começando pela primeira marcação, depois a segunda e assim por diante. ;-D

Ligue os pontos
Numa folha grande de papel, pense em 10 palavras e escreva todas as suas letras aleatoriamente.
Anote as palavras que você escolheu num caderninho e, então, posicione a folha sob a mesa ou chão. Feito isso, diga a primeira palavra em voz alta e peça para o baixinho conectar todas as suas letras riscando a folha com uma canetinha.
Esta é uma brincadeira muito legal para crianças que estão em fase de alfabetização. ;-)

E aí? De qual jogo você gostou mais? Experimente-os em casa e conte nos comentários como foi. ;-)
Até mais!

(Adaptado de Hands On As We Grow)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO