EM 24/07/2013 AS 08:00

Brincadeiras para aprender matemática

Oi, mamães! Tudo bem com vocês?
As férias de inverno estão quase terminando, então que tal aproveitar que os pequenos ainda estão em casa para reforçar o que eles aprenderam na escola? ;-) Hoje nós vamos ensinar alguns joguinhos para os seus filhos estudarem matemática e ao mesmo tempo se divertirem muito!

O primeiro se chama Jogo das Argolas. Para brincar vocês vão precisar de 10 garrafas PET e 6 argolinhas. Escreva em cada garrafa a seguinte numeração: 12, 13, 20, 23, 25, 29, 34, 35, 45, 50 e 70. Feito isso, posicione-as em duas fileiras. As de número menor ficam na frente e as de número maior ficam atrás.
Agora vamos começar a brincadeira! Cada jogador terá que arremessar as argolas, uma por uma, com o objetivo de acertar as garrafinhas. Ganha quem somar o maior número de pontos. :-D


(Imagem: Nosso Clubinho)

Outra atividade muito legal é o Jogo das Fichas. Esse dá para brincar em família e até sugerir para a professora praticar na sala de aula. ;-) Funciona assim: em fichas de papel escreva continhas de matemática. Divida a turminha em 2 grupos. Cada um recebe a mesma quantidade de fichas. Um a um, os participantes mostram a sua fichinha e pedem para o colega do outro time dizer o resultado daquela conta. Se ele errar, vai ter que pagar uma prenda. Ganha o time que tiver maior número de acertos.

(Imagem: Ensina Mais)

Para fechar com chave de ouro, que tal jogar uma partida de Bingo? :-D Vocês vão precisar de um saquinho opaco com fichas numeradas de 1 a 90, cartelas de bingo (podem ser encontradas em lojas de brinquedo e até no 1,99!), lápis ou carimbo e papéis para anotar os números sorteados.
Sorteie uma das fichas que está no saquinho e diga o número em voz alta. Peça para as crianças localizá-lo na cartela e marcar com o lápis ou carimbar. O objetivo do jogo é completar uma fileira de números, que pode ser vertical, horizontal ou transversal. Mas, o participante só vence a partida se ele disser a palavra "linha" assim que fechá-la.
Se o jogador conseguir completar toda a cartela ele deverá gritar "bingo!". Neste momento o sorteio é parado e o chefe da mesa (você) confere a cartela. ;-)
Preste atenção se os baixinhos marcaram tudo direitinho e se entenderam bem os números. Caso tenham trocado o 35 pelo 53, por exemplo, vale escrevê-los num papel e explicar a diferença entre eles.


(Imagem: Martha Stewart)


E você? Conhece algum outro joguinho para aprender matemática se divertindo? Conte para a gente! ;-)


(Referências: Nosso Clubinho, Revista Escola)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO