EM 10/06/2020 AS 16:31

Brincadeiras para a criançada curtir muito o tempo em casa!

Brincadeiras para a criançada curtir muito o tempo em casa!

Você já desejou ter mais tempo para ficar com seus filhos? E agora, que estão todos em casa, você tem passado mais tempo com eles? Nesse momento de mudanças na vida de todos, as crianças precisam mais ainda de você, e a melhor forma de curtir momentos felizes em casa é criando brincadeiras para os pequenos se divertirem! Por isso, no post de hoje, vamos deixar algumas sugestões de atividades bem alegres, simples e lúdicas para você todos curtirem aquele precioso tempo juntos.
Passe um tempo de qualidade com os pequenos!
De nada adianta estar sempre junto deles, mas estar com a cabeça em outro lugar, pensando em trabalho, preocupado com problemas de adulto ou de mau humor; isso prejudica a atenção que eles querem e merecem. O ideal é fazer valer cada momento com os filhos, mesmo que a quantidade de horas não seja tão grande. A convivência sadia com os pais é super importante para o desenvolvimento emocional de uma criança, além de trazer benefícios para você também, que precisa tirar um tempo para relaxar de vez em quando. Brincar, rir, ensinar e aprender com as crianças são ótimas terapias, pode acreditar!
Para ajudar a criar esse tempo na sua rotina corrida, você pode seguir algumas dicas valiosas:
Dê um tempo da tecnologia: vai te ajudar a focar sua atenção no que realmente importa naquele momento, além de ser um exemplo para os pequenos;
Reserve um dia só para a família: tenha um dia só para as atividades da família, seja cozinhar juntos, brincar, contar histórias, ver uns filmes, etc. Os pequenos vão esperar ansiosamente por esse dia, portanto, evite cancelar esses planos, ok?
Criem algo juntos: uma ótima forma de estreitar os laços entre pais e filhos é realizar algum projeto juntos, como completar um álbum de figurinhas, cuidar de uma pequena horta, construir coisas ou treinar algum esporte.
Façam as refeições juntos: parece bobagem, mas a hora das refeições é ótima para a família conversar e confraternizar. Se o seu horário de trabalho não permite que você faça todas as refeições com a família, escolha ao menos uma por dia!
Acompanhe as tarefas escolares: isso é o básico, né? Verifique a agenda da escola, veja quais são as tarefas do dia, oriente, pergunte como foi a aula, se está entendendo as matérias, falar sobre os amiguinhos, professores, etc.
Brincadeiras para as crianças se divertirem em casa
Uma das melhores formas de passar um tempo com a criançada é brincar junto, propor brincadeiras novas, usar os móveis da casa, tintas, material reciclável, tudo o que tiver por aí. Colocando a imaginação e a criatividade para funcionar, vocês podem viver momentos inesquecíveis de união e diversão sem sair de casa!
Para os pequeninos:
Geleca caseira: Os pais misturam algum tipo de farinha com água até formar uma textura gelatinosa e dão ao bebê para brincar. Por ser uma atividade sensorial e de exploração, é natural que a criança se “suje” com a geleca e isso é parte da diversão! Fazer essa brincadeira antes do banho é uma alternativa.
Caça ao tesouro: Colocar objetos dentro de potes plásticos fáceis de abrir, espalhar pela casa e pedir para o bebê ir até os potes, abrir e pegar os objetos, que podem ser brinquedos que não dêem para engolir ou até mesmo pedaços de frutas.
Túnel com cadeiras: A brincadeira é fazer um túnel com cadeiras enfileiradas para os bebês passarem por baixo. Para deixar a travessia mais desafiadora, vale alternar a quantidade de cadeiras, cobrí-las com um lençol e colocar obstáculos como brinquedos ou almofadas no caminho. Os pais podem atravessar junto ou acompanhar a passagem ao lado dos nenéns.
Instrumentos musicais com garrafas: A ideia é montar “chocalhos” com grãos de arroz, feijão ou lentilha dentro de garrafas plásticas para produzir sons, cantar e dançar junto com os pequeninos. Alimentos de diferentes cores e formatos estimulam também a parte visual.
Para os maiorzinhos
Telefone sem fio: O ideal é que tenham, pelo menos, quatro pessoas sentadas uma do lado da outra. A primeira cochicha uma frase para a segunda, como se estivesse contando um segredo. Baixinho, a segunda fala a mesma frase para a terceira e assim por diante. Para deixar a atividade mais desafiadora, na hora de falar a frase para a última pessoa a regra muda: em vez de cochicho, a mensagem tem que ser transmitida com mímica ou desenho em papel.
Pista de carrinho: Que tal usar papel kraft e fazer uma pista super divertida? É bem simples: estenda o papel pelo chão da casa e prenda-o com fita adesiva, depois desenhe com giz as ruas da pista, e pronto! Mas, não para por aí: vocês podem desenhar casas, parques, construir cidades inteiras em volta da pista com blocos de montar, enfim, o que a imaginação permitir!
Esta brincadeira também tem uma outra versão que segue o mesmo raciocínio, porém usando a fita adesiva para desenhar a pista direto no chão.
Tá quente, tá frio: Esconder alguns brinquedos pela casa e dar pistas para as crianças conforme se aproximam – “tá quente!” – ou se afastam do objeto – “tá frio!”. Para aguçar o faro dos pequenos, é legal esconder as peças em diferentes cômodos, alturas e móveis da casa.
Circuito de atividades – para crianças de todas as idades!
O legal dessa brincadeira é que ela nunca se repete, pois você pode trocar as atividades conforme a criança vai crescendo ou sempre que quiser, de acordo com a sua criatividade! Um bebê, por exemplo, pode explorar um caminho todo feito de texturas, para desenvolver os sentidos e ainda aprender a engatinhar e andar mais naturalmente. Conforme o tempo passa, esse caminho pode ser formado por almofadas e pequenos obstáculos, para desenvolver a coordenação motora dos pequenos.
Quando a criança chega na idade escolar, o circuito pode começar a envolver várias atividades diferentes, como responder perguntas, fazer pequenos cálculos, montar quebra-cabeças simples... se tiver um irmão para brincar junto, melhor ainda! Já imaginou fazer uma gincana completa em casa, inclusive com uma pequena corrida usando os móveis da casa como obstáculos? A diversão é garantida – apenas esteja atento à segurança dos pequenos!
Aproveite esse tempo em casa para fortalecer os laços de união com seus filhos; com certeza, essa experiência fará bem a todos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO