EM 30/05/2018 AS 19:11

Brincadeiras com bola para o final de semana

A bola é um dos brinquedos mais versáteis e tudo vira brincadeira quando se tem uma bola por perto. Mas além do futebol, existem muitos outros jogos que você pode explorar com as crianças. Confira!


Cabriola, cadê a bola?

As crianças devem escolher uma outra criança para ser o Cabriola, após, o Cabriola deve ficar na frente, virado de costas para o grupo e com uma bola na mão. Para começar a brincadeira, o Cabriola precisa jogar a bola para o alto e para trás, e uma outra criança do grupo a esconde. Após, o grupo pergunta “Cabriola, cadê a bola?”, e o Cabriola tem que adivinhar com quem ela está. Se ele conseguir adivinhar, a criança que escondeu a bola vira o novo Cabriola.

Palavras cruzadas

Três ou mais crianças fazem uma roda e escolhem uma letra do alfabeto. Após, elas precisam jogar a bola uma para outra, dizendo palavras com a letra escolhida. A criança que errar sai da roda. Ganha quem ficar por último.

Ameba de equipe

Divididos em dois times, a brincadeira funciona como uma queimada tradicional, em que o jogador que estiver com a bola tem que tentar acertar o jogador do time adversário. Assim, quem for queimado senta e, sem sair do lugar, tenta queimar uma criança do outro time. Ganha a equipe que queimar todo o time adversário primeiro.

Gato e rato

Você precisa formar uma roda com as crianças. Depois mande que todas fiquem de cócoras. Uma das crianças será o gato e ficará no centro da roda, também de cócoras. A brincadeira começa quando as crianças que estão na roda começam a jogar uma para as outras a bola rolando e o gato precisa tentar pegar. Se o gato conseguir pegar a bola, a criança que jogou a bola troca de lugar e é o novo gato.

E dá até pra brincar sozinho!

Se a criança não tem irmãos ou não há a possibilidade de encontrar com os amigos para brincar de bola, não se preocupe, há sim diversas opções:

Em seu lugar!

Joga a bola e a segura sem sair do lugar.

Sem rir!

Joga a bola e a segura sem rir.

Com uma mão!

Joga a bola e a segura com a mão direita e depois só com a mão esquerda.

Uma palma!

Joga a bola, bate uma palma e a pega de volta. Depois, tenta com duas palmas.

Pirueta!

Joga a bola, dá uma volta e a pega de novo.

Na frente e atrás!

Bate palma atrás e na frente, pega a bola.

Mão na coxa!

Bate nas coxas com as mãos e pega a bola.

Fonte: DiadeAprenderBrincando e BigMãe


comments powered by Disqus


COLEÇÃO