EM 20/05/2013 AS 09:00

Brincadeiras Cantadas

Toda criança adora cantar. E não é por menos, já que a maioria das brincadeiras infantis são acompanhadas por músicas de todos os tipos. Algumas tem a letra beeeeem compriiiiida, outras são apenas algumas palavrinhas. Há também aquelas típicas de uma região, mas que com o tempo se espalharam por todo o Brasil. É o caso das 5 brincadeiras que nós vamos te ensinar hoje, cada uma de um canto do país. Preparados para esta viagem? Então vamos lá! ;-D

Passa passará - Região Sul
Esta brincadeira começou lá no Rio Grande do Sul e funciona assim: duas crianças fazem uma ponte com as mãos. Cada uma delas escolhe uma fruta, por exemplo, maçã e uva. As outras formam um fila e passam por debaixo da ponte enquanto cantam os seguintes versos:
"Passa, passará
Pelo último ficará
A porteira está aberta
Para quiser passar
Passa um, passam dois, passam três"

Quando a música terminar, a dupla que faz a ponte abaixa as mãos e "prende" a criança que estava passando por ela.
Este jogador deverá escolher uma das frutas que a duplinha elegeu. Se ele optar pela maçã, por exemplo, vai para o lado da companheira que escolheu essa fruta. Se ele preferir a uva, fica do ladinho do outro colega. E assim vai se formando uma fila atrás de cada um dos participantes que fazem a ponte. Quem estiver em uma dessas filas tem que ficar parado com as mãos erguidas.
No fim, um time tem que tentar derrubar o outro, ou seja, as maçãs contra as uvinhas. Mas sem machucar o amiguinho, hein?

Serra, serra, serrador - Região Sudeste
Esta brincadeira é bem fácil e bastante divertida. Duas crianças ficam uma de frente para a outra e dão as mãos. Enquanto cantam a música, balançam os braços em movimentos de vai e vem. Uma delas diz um número e as duas, sem soltar as mãozinhas, dão um giro completo em torno de si mesmas.
Então, funciona assim: as crianças cantam "Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?". Aí uma delas escolhe o número 6, por exemplo, e elas vão ter que dar 6 giros. Entenderam? ;-)

Pato, pato, Ganso - Região Centro-oeste
Dizem que este jogo veio lá do Mato Grosso. Para brincar, as crianças vão precisar de um lugar com bastante espaço, pois elas vão correr para lá e para cá.
Primeiro os jogadores sorteiam alguém para ser o "ganso". Depois fazem uma roda e todos sentam-se no chão, menos quem foi sorteado. Este vai andando e tocando de leve na cabeça dos amiguinhos, dizendo: "pato, pato, pato, ganso!".
A criança que "receber o ganso" tem que se levantar e correr atrás do colega. Se conseguir pegá-lo, ele continua sendo o ganso, mas se não, invertem-se os papéis: o "ganso" fica na roda e quem estava na roda vira o novo gansinho.

Chica, chica bum - Região nordeste
Uma criança é eleita o mestre. Todas juntam as mãos e fingem mexer um caldeirão com uma colher, enquanto cantam a seguinte canção:
"Chica, chica bum
Vou mexer meu caldeirão
E você vai transformar em
..."
Neste momento, o mestre escolhe no que as crianças deverão se transformar. Se for em pipoca, todos começam a pular. Se for um Saci, todos andam em um pé só. E assim continua a brincadeira até onde a criatividade das crianças permitir.

Pimenta, pipoca, pitanga e pita - Região Norte
Essa brincadeira é bem parecida com a famosa "O fulano roubou pão na casa do João...". O que muda é a letra e o ritmo da canção:
"Vou ensinar a letra (2x)
É de canga é caneta
É de bucha é bochecha
No samba da tiririca..
."
Neste momento as crianças apontam para um dos colegas. E ela vai ter que responder: "Pimenta, pipoca, pitanga e pita". Se ela acertar a sequência, todas as crianças cantam: "Ela (ele) já sabe a letra (2x)". Se errar, então elas dizem: "Ela (ele) não sabe a letra (2x)".
A brincadeira continua até que todos os participantes sejam desafiados a responder a sequência. ;-D


E aí, pessoal? Gostaram das brincadeiras? Elas foram retiradas do Mapa Do Brincar, criado pela Folha de São Paulo. Lá vocês encontram muitos outros jogos, de todos os lugares deste Brasilzão! ;-)

(Imagem ilustrativa: Martha Stewart)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO