EM 15/03/2018 AS 13:57
Brincadeiras antigas que toda criança deve conhecer
Todo dia aparece um jogo, um esporte ou uma brincadeira nova. Ou até mesmo uma nova forma de brincar com aquilo que se brincava antigamente.
Mas é sempre bom relembrar as raízes da infância e repassar os melhores momentos aos filhos, né mamãe? Por isso, trouxemos algumas das brincadeiras que faziam a festa da criançada e valem a pena serem introduzidas nas brincadeiras de hoje. O pião é um brinquedo que quase sumiu das prateleiras, mas que ainda é bastante divertido. E você não precisará de muito: um pião para cada criança e um círculo desenhado no chão para que elas tentem rodar o pião dentro desse espaço. 1. Cada participante deverá enrolar o barbante a volta do pião, sem folgas, deixando-o bem firme; Outra modalidade dessa brincadeira antiga é arremessá-lo ao chão para que ele tome um impulso e “pule” para rodopiar na mão do jogador. O jogo consiste em arremessar uma bola para o lado adversário, com o intuito de atingir os jogadores do grupo oponente. Quando a criança é atingida (a bola acerta e cai ao chão), ela passa a ser um prisioneiro – deixa de jogar até que um dos times fique sem ninguém. 1. Defina qual será a dimensão ou o campo do jogo (uma quadra e cada time numa metade); 3. Sorteia-se quem irá começar. Ao ritmo da música: “Os escravos de jó, jogavam caxangá, tira, bota, deixa o Zambelê ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá“: 1. Marcando os tempos fortes, inicie a brincadeira de passar o objeto (qualquer um) que têm na mão direita para a criança da direita; Uma brincadeira antiga, mas que continua bastante atual e divertida. Inclusive já é possível encontrar peças para comprar de E.V.A. ou plástico já com a amarelinha pronta. Basta esticá-la no chão. Mas para você que não quer gastar dinheiro e já brincou desenhando no chão várias vezes (muitas delas com giz e outras com uma pedra) aqui vai a dica: 1. Faça um risco no chão e numere de 1 a 10 onde intercala-se números sozinhos e lado a lado e, na ponta final, faça um arco representando o céu. 5. Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. No caso de várias crianças: cada vez uma joga na primeira casa, até que todos tenham feito e a primeira criança passe para a fase seguinte. Perde a vez quem: pisar nas linhas do jogo; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair; não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta. Quem é que gosta de ter uma batata quente nas mãos? Ninguém! E é este o princípio desta brincadeira. 1. As crianças sentam-se em círculo e alguém fica de fora (de costas ou com os olhos vendados); Opções: para que todos brinquem de uma vez pode colocar uma música e pedir para que um adulto interrompa-a aleatoriamente. O jogo é composto por dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Geralmente a forma de se estabelecer como os demais serão pegos, é sempre por meio de um toque, porém as regras podem variar. 1. Decida quem será ou serão os pegadores; Bola de Gude é uma das brincadeiras antigas para crianças apresentada em diversas variações dependendo do país, cidade ou região. Também pode ser jogada de acordo com a criatividade das crianças. 1. Desenhe um círculo no chão e entregue para cada criança 4 bolinhas (por exemplo); O que acontece: a criança que acertar a bolinha e conseguir retirá-la do círculo, fica com ela. Vamos ver como a frase inicial chega aos ouvidos do último participante! 1. Forma-se uma fila de crianças ou uma roda; Dica: escolha uma frase como engraçada ou difícil, como uma trava língua: “O rato roeu a roupa do Rei de Roma“. A cama de gato é uma brincadeira feita com barbante que irá desafiar as crianças. Será que elas vão conseguir passar o emaranhado formado? Esse jogo exige atenção e perspicácia: 1. Pegue uma tira de barbante e amarre as duas pontas juntas (formando um colar); Esta brincadeira é simples e rápida. Exige que a criança preste bastante atenção e crie estratégias para não perder o jogo. Ela pode ser feita de diversas maneiras, desde em um pedaço de papel, até mesmo no chão, com peças “gigantes”: 1. Desenhe no local escolhido (papel, por exemplo), duas retas horizontais e duas verticais que se cruzem; Uma excelente brincadeira antiga que ajuda a estimular o aprendizado, uma vez que exige que a criança escolha letras do alfabeto para formar uma palavra. O objetivo é tentar adivinhar qual foi o palavra escolhida, antes da forca! 1. Em um quadro ou papel desenhe uma forca e escolha uma palavra (secreta); 12. Pula Corda; 13. Bambolê; 14. Bolhinha de Sabão; 15. Cirandas (brincadeiras de roda); 16. Massinha de modelar; 17. Caça ao Tesouro; 18. Mímica; 19. Esconde-Esconde; 20. Passa Anel; 21. Morto Vivo (em pé / agachado); 22. Estátua; 23. Adoleta; 24. Pedra, Papel ou Tesoura (Joquempô); 25. Cara ou Coroa; 26. Cabo de Guerra; 27. Empinar Pipa ou Papagaio; 28. Dança da Cadeira; 29. Estilingue (ou Bodoque). Fonte: Big Mãe.
1. Roda Pião
2. O barbante é segurado com a mão pela extremidade solta;
3. Quando se desenrola, com o impulso da mão, puxando o fio para trás, faça-o girar;
4. Cada jogador deverá arremessar o seu pião em direção ao círculo desenhado no chão (com giz) que servirá de margem.2. Queimada
2. Divida as crianças em dois grupos iguais (cada grupo vai para uma metade do campo);
4. A criança joga a bola na direção do oponente e tenta acertá-lo. Se não conseguir, o grupo oposto que agora estará com a bola, faz o mesmo movimento.3. Escravos de Jó
2. A criança da direita que receber o objeto, com a mão esquerda deve trocá-lo rapidamente de mão para continuar a roda;
3. Quando a letra diz “tira” a criança deve levantar o objeto; quando diz “bota”, voltar com ele para a mesa (ou chão); quando diz “deixa ficar” ela solta o objeto; e, quando diz “zigue, zigue, zá”, faz-se o movimento (ida e volta), só passado para a pessoa da direita na última palavra.4. Pular Amarelinha
2. Tira-se na sorte quem vai começar;
3. Cada jogador joga uma pedrinha (ou uma tampinha) e joga dentro da primeira casa, a de número 1;
4. Em seguida pula, com um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, não podendo pular dentro da casa que contém a pedrinha.
6. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.5. Batata quente
2. Enquanto a criança de fora estiver cantando: “Batata quente, quente, quente…” as crianças da roda passam uma bola ou objeto de mãos em mãos até que ela diga: “queimou”.
3. Quem estiver com o objeto na mão, neste momento, passa a ficar de fora e a cantar.6. Pega Pega
2. Escolha um ponto de segurança (pique onde os pegadores não podem pegar);
3. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador;
4. Começa-se o jogo a contar até 10 e, a seguir as crianças começam a correr para fugir do pegador.7. Bola de Gude
2. Cada uma coloca duas dentro do círculo e fica com duas nas mãos;
3. A criança da vez deve jogar, com o impulso do polegar, a sua bolinha para dentro do círculo nas bolinhas que já lá estão;
4. O objetivo é “empurrá-las” para fora do círculo.
Vencedor: quem tiver mais bolinhas nas mãos.8. Telefone sem fio
2. A primeira criança escolhida deverá ser a primeira participante a falar algo no ouvido do seu colega do lado;
3. Este passa a informação que recebeu para o colega seguinte e assim sucessivamente até que chegue no ouvido do último participante.09. Cama de Gato
2. Prenda-o nas mãos;
3. Ensine uma vez as crianças como devem retirar e passar o barbante para as mãos delas.10. Jogo da Velha
2. Serão formados assim, 9 espaços para serem preenchidos;
3. Serão duas pessoas a jogar por vez, uma delas representadas por um X e a outra por um O;
4. Por vez, cada um escolhe uma das casas e preenche com o seu símbolo, com o objetivo de conseguir uma sequência de três símbolos, sejam eles na horizontal, vertical ou diagonal.11. Forca
2. Ao lado da forca coloque o número de letras que tem essa palavra, com tracinhos para serem preenchidos;
3. Peça que a criança tente adivinhar, falando uma letra por vez;
4. A criança pode errar até 5 vezes, pois na sexta vez é enforcado (este número pode ser alterado de acordo com a definição de como será desenhado o boneco na forca – um exemplo: cabeça (1), corpo (2), braço direito (3), braço esquerdo (4), pé direito (5) e pé esquerdo (6)).Outras brincadeiras para colocar em prática ainda hoje com as crianças