EM 21/11/2012 AS 09:33

Brincadeira da semana: tacos

Olá, amigos!

Esta brincadeira também é conhecida como Bete no sul do Brasil e, apesar de ser um pouco mais complexa, é muito divertida. Para jogar, é preciso 4 jogadores divididos em duplas; um terreno plano e espaçoso; uma bolinha de plástico ou de tênis; 2 tacos, que podem ser pedaços de madeira ou cabos de vassoura; 2 latinhas ou garrafinhas de água representando as casinhas e 1 giz para desenhar no chão.

Como brincar:
As casinhas são posicionadas nas extremidades do campo. Cada uma de um lado. Em volta delas é desenhado um círculo, que será as “bases”.

Feito isso, os jogadores vão para os seus lugares: a dupla com os tacos se posiciona do lado das casinhas, sempre tomando cuidando para manter a ponta do bastão dentro das bases e não ser “queimado”. O objetivo, além de proteger as casinhas, é rebater a bola para longe e correr para trocar de base cruzando os tacos no meio do campo.

Os jogadores com as bolinhas, por sua vez, ficam logo atrás das bases. Um deles começa a partida lançando a bola contra a casinha do lado oposto do campo. Ele deverá derrubar a casinha para, com isso, obter a posse do taco. Ou seja, à medida que as casinhas são abatidas ou um jogador é "queimado", os papéis das duplas vão trocando.

O objetivo do Bete é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo, o que equivale a um ponto. Quem alcançar 12 pontos primeiro vence a partida. Portanto, quem começa o jogo com os tacos tem uma grande vantagem, já que a dupla que iniciar com a bolinha vai ter que primeiro conquistar os tacos derrubando a casinha ou "queimando" o adversário.

Esta é a brincadeira de hoje, esperamos que vocês tenham gostado e se divirtam bastante.

Até a próxima!
http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/tacos.html

comments powered by Disqus


COLEÇÃO