EM 22/05/2013 AS 08:15

Brincadeira da semana: pipa

Na semana passada ensinamos o passo a passo de como montar a sua própria pipa, lembra? Se você ficou a semana inteirinha tentando fazê-la voar, mas não teve sucesso, fique tranquilo. Estamos aqui para te mostrar como brincar. ;-)
O objetivo é mantê-la no ar o maior tempo possível. Vai ser um pouco complicado no começo, mas depois que você praticar bastante vai ficar craque no assunto! O ideal é que nas primeiras vezes você conte com um ajudante.
Enquanto você segura o carretel, o seu coleguinha fica lá na frente, a uma distância de mais ou menos 20 metros ou 20 passos bem grandões. Nas mãos ele leva a pipa, inclinando-a cerca de 60⁰ do chão, ou seja, com o braço quase reto na altura do ombro, só que um pouquinho mais para baixo.

Quando vocês perceberem que o vento está bom, seu colega terá que dar um sinal e soltar a pipa para o alto. O "empinador" terá que recolher a linha bem rápido com as mãos, em movimentos constantes. Se tudo der certo a pipa começará a subir. Neste momento a criança com o carretel deverá soltar o máximo de linha que puder. Se a pipa começar a cair, ela só terá que recolher a linha de novo até encontrar o ponto em que o vento esteja mais forte para levantá-la novamente.
O grande desafio desta atividade é manter o equilíbrio e entender como as leis da física (neste caso, o vento) podem te ajudar na brincadeira.
Quando a sua pipa estiver lá no alto, pode ter certeza que vai ser muito emocionante. Você pode tentar fazer "desenhos" no ar com ela... Mas, tome cuidado com os fios elétricos, prédios e árvores, senão a linha pode enroscar e não vai ser nada legal! Por isso, o ideal é que você brinque de pipa em um parque, na praia, no sítio da vovó ou em qualquer outro lugar que tenha bastante espaço ao redor.
Divirta-se! ;-D

comments powered by Disqus


COLEÇÃO