EM 26/12/2012 AS 11:00

Brincadeira da semana: morto-vivo

Olá, crianças!

Com certeza os avós de vocês ensinaram esta brincadeira para os seus pais e eles brincaram muito disso também. Além de divertir toda a turminha, jogar morto-vivo vai estimular a agilidade, a coordenação motora, a atenção, a concentração e a expressão corporal, sua e dos seus amigos. Para brincar é preciso de pelo menos 2 participantes e um lugar bem espaçoso (o quintal de casa, por exemplo).


Começa assim: um dos jogadores será eleito o líder e ficará na frente dos demais colegas. É ele quem vai dar as instruções que deverão ser obedecidas pelos outros do grupo. Quando ele disser "morto", todas as crianças deverão se agachar. Quando ele disser "vivo", todas dão um pulinho e ficam em pé. Quem errar e ficar agachado quando for para ficar em pé, ou vice-versa, sai do jogo. A brincadeira continua até restar apenas um participante, que será o vencedor e vira o próximo líder.

Para a atividade ficar ainda mais legal, o líder da vez pode variar a velocidade e também alterar a ordem dos seus comandos, como por exemplo: "morto”, “morto”, “vivo”, “morto”, “vivo”, “vivo". Quanto mais confundidos os jogadores ficarem, mais atenção precisarão prestar.

Se você e seus amigos estiverem num lugar com espaço de sobra, poderão brincar de "dentro e fora", uma variação deste jogo. Para isso, tracem um círculo no chão (que pode ser feito com giz de quadro negro) e se posicionem ao redor dele. As regras são as mesmas do morto-vivo, o que muda são os comandos. Quando o líder disser "dentro", as outras crianças deverão pular para dentro do círculo e quando ele disser "fora", todos terão que sair dele.

Agora que você já viu como é simples brincar de morto-vivo, é só reunir a turma e começar a diversão. Vai ser ótimo aproveitar as férias assim.

Vamos brincar lá fora? ;)
http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/morto-vivo.html

comments powered by Disqus


COLEÇÃO