EM 10/08/2012 AS 13:56

Brincadeira da semana: dia-a-dia

Batatinha Frita, queimada, coelhinho sai da toca, elefante colorido... são tantas brincadeiras legais acontecendo aqui no nosso blog e no site que a diversão parece não ter fim. E para o jogo desta semana não vai ser diferente, pode ter certeza de que muitas risadas estão te esperando. ;) Vamos lá?

Para esta atividade você vai precisar de uma bola e convidar no máximo outros 6 amigos. Se você não tiver com quem brincar em casa, que tal ensinar a turma do colégio na hora do recreio?

A brincadeira é assim: cada um escolhe um dia da semana - segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado ou domingo. Só não pode repetir! Tire a sorte para ver quem vai ser o primeiro jogador. Quem vencer começa com a bola e deverá atirá-la para cima dizendo o dia da semana que é e qual dia gostaria de ser. Por exemplo, digamos que você tenha escolhido o domingo e um de seus colegas a quarta-feira. Você joga a bola bem alto e diz "domingo quer ser quarta-feira". Quem escolheu a quarta-feira tem que correr para pegar a bola e os outros devem fugir correndo. Assim que pegar a bola, a criança que escolheu a quarta deve gritar: "Dia-a-dia!" e aí todo mundo congela.

Quem gritou dá dois passos largos e tenta bater com a bola, de leve, em algum amiguinho. Se acertar, o jogador que foi "queimado" recomeça o jogo, senão é ela quem vai ter que começar tudo de novo. A brincadeira termina quando todo mundo já tiver passado pela vez de jogar a bola para cima. :)

O mais legal é que em alguns lugares esse mesmo jogo é conhecido como "alerta" e em vez de dias da semana, os jogadores escolhem nomes de frutas, de bichos ou de qualquer coisa que acharem divertido. Aí, em vez de dizer "dia-a-dia" quando jogar a bola para o alto, o jogador diz "alerta!".

E você, já tinha ouvido falar desta brincadeira? Gostou? Então chame os seus amigos e brinque lá fora! Não esqueça de enviar uma foto sua jogando Dia-a-dia pra gente, tá?

Tchauzinho! :)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO