EM 31/08/2012 AS 10:16

Brincadeira da semana: Corre Cotia

Olá, brincalhões!
Vamos aprender mais um jogo hoje? O nome dessa brincadeira é “corre cotia”, também conhecida como “lenço atrás”. Para brincar, você precisa de pelo menos 4 amigos, de um lenço e de muita alegria. Se você não tiver um lenço, não se preocupe: você pode usar uma bolinha ou algum outro objeto pequeno no lugar. Preparados? Então vamos lá!


Para começar, tire a sorte para ver quem vai ser a “cotia”. Quem ganhar fica em pé enquanto os outros sentam em formato de roda, tapando os olhos. O amigo escolhido segura o lenço (ou objeto escolhido) e anda em volta do círculo ao mesmo tempo em que os outros cantam:

“Corre cotia
De noite e de dia
Debaixo da cama
Da sua tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração”

A música se repete até que a “cotia” largue disfarçadamente o lenço (ou bolinha) atrás de um dos amiguinhos que estiver na roda. Quando o participante perceber que ele foi o escolhido, deve levantar e sair correndo até pegar a “cotia”, que por sua vez deve fugir e tentar sentar no lugar do colega que correu atrás dela. Se ela for pega, a criança que começou continua com o lenço, mas se ela conseguir sentar no lugar do outro, o amigo que perdeu o lugar vira a nova cotia. E assim o jogo continua.

Bem legal, né? E aí, vamos brincar lá fora?

comments powered by Disqus


COLEÇÃO