EM 12/12/2012 AS 10:20

Brincadeira da semana: Amarelinha

Olá, crianças! Tudo bem?

A brincadeira desta quarta-feira é um desafio, pois exige equilíbrio, mexe com a coordenação dos movimentos e estimula o aprendizado dos números. Pois é, a amarelinha parece difícil, mas é só começar a brincadeira que vocês verão que não é.

Existem vários tipos e tamanhos de amarelinhas, porém, a mais conhecida é o traçado reto, que possui 10 casas, intercalando quadrados solitários com duplas. No topo, depois do número 10, é desenhada uma meia-lua onde será o "Céu"; e abaixo do número 1 é traçada outra meia-lua, escrito "Terra".

Como brincar:
Comece atirando uma pedrinha na casa 1 e, então, pule por cima desta casa e vá passando por todas as outras até chegar ao céu. Onde tiver apenas uma casa, pise com um pé só e onde tiver duas casas pise com os dois. Depois, retorne até a terra. No caminho de volta, pare uma casa antes de onde está a pedrinha e pegue-a. Feito isso, continue o jogo pulando para fora da amarelinha, tomando cuidado para não pisar na terra.

Aí o jogo recomeça, mas desta vez jogando a pedrinha na casa 2 e assim por diante. Se você ou o seu amigo errar a mira e a pedra cair fora da casa certa, perde a vez. O mesmo acontece se pisar na Terra ou colocar os dois pés nas casas onde deve pular de um pé só.

Viram como é fácil? Agora é só pegar o giz para desenhar sua amarelinha e escolher a calçada mais próxima. Se tiverem dificuldade com o desenho, chame um adulto para ajudar e convide-o para brincar também. A diversão estará garantida!

Vamos brincar lá fora? ;)
http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/amarelinha.html

comments powered by Disqus


COLEÇÃO