EM 18/08/2020 AS 13:35

Bichinhos de pelúcia: como lidar com as alergias?

Para as crianças, os bichinhos de pelúcia são como pequenos animais de estimação, companheiros fofos para as brincadeiras, para os passeios e até para a hora de dormir, além de deixarem o quarto dos pequenos mais charmoso ao fazerem parte da decoração. O problema aparece quando a criança manifesta sintomas de alergia ligadas ao bichinho, e é sobre isso que falamos no post de hoje!

Os bichos de pelúcia são positivos para os bebês?

Muitos pais manifestam o medo de que, ao conviver com bichinhos de pelúcia, os pequeninos estejam muito expostos a ácaros ou até sufoquem ao brincar com os bichinhos, mas, para se livrar dos ácaros, basta lavar o bichinho regularmente, principalmente se for um bichinho de pelúcia antiácaros. Os acidentes também podem ser evitados se você os mantiver longe do berço quando o bebê estiver ali.

Resolvidos esses pontos, a presença dos bichinhos é super positiva para os bebês! Além de serem companheiros fofinhos para o dia-a-dia, eles podem servir como objetos de tansição, aquele “pedacinho de casa” que ajuda a criança a se adaptar ao berço ou à creche, por exemplo. Para os pequeninos, um bichinho de pelúcia é um objeto de apoio emocional, um verdadeiro amigo do qual eles aprendem a amar e cuidar, e, conforme as crianças crescem, o bichinho de pelúcia pode ser também a preparação para um bichinho de estimação de verdade!

Como manter os bichinhos de pelúcia limpos e fofos?

Caso você não pretenda abandonar as pelúcias fofinhas, é importante manter o bichinho sempre limpo e higienizado. Uma dica é que, depois de lavar o bichinho, você o guarde em um saco plástico ou de tecido, para evitar o contato com a poeira e outros agentes alérgicos, retirando da embalagem apenas no momento em que a criança estiver brincando com ele.

Para lavar um bichinho de pelúcia em casa no dia-a-dia, preste atenção às etiquetas anexadas em cada bichinho de pelúcia; elas dão informações importantes sobre como lavar, produtos que podem ou não ser usados e até de como coloca-los para secar! Observe também se eles contêm baterias ou roupinhas delicadas e retire antes do processo.

Em caso de crianças muito alérgicas, é importante se preocupar, inclusive, com a fragrância dos amaciantes e sabão em pó a serem utilizados na pelúcia, afinal, pessoas que sofrem com alergias se sentem incomodadas com perfumes e cheiros muito fortes.

Vale ressaltar que, mesmo com os cuidados diários, o ideal é fazer uma grande limpeza de seis em seis meses do objeto, se possível com profissionais.

Bichinhos antialérgicos!

Os bichinhos de pelúcia antialérgicos são a melhor alternativa para as crianças que apresentem maior sensibilidade à poeira, pelos e ácaros. Eles geralmente são desenvolvidos a partir de fibra siliconada, promovendo conforto aos pequenos sem oferecer maiores riscos. O material não solta pelos no ambiente e também não mofa, e isso elimina a possibilidade de acumular fungos ou outras coisas que podem causar a alergia.

Sempre que for possível, procure pelos bichinhos confeccionados em plush, tricoline e pelúcia antialérgicos, além do poliéster, que, por ser sintético, seca rapidinho quando é lavado! Sim, os bichinhos antialérgicos também devem ser mantidos limpos, caso contrário, podem provocar alguma reação alérgica a longo prazo.

Hoje em dia, até travesseiros de viagem e encaixes para o cinto de segurança do carro são confeccionados como bichinhos de pelúcia, para serem mais divertidos ao gosto dos pequenos, por isso, vale a pena estar sempre atento e oferecer a melhor opção ao seu filho, que terá um amiguinho fofo, um companheiro inseparável por muitos anos!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO