EM 16/03/2018 AS 09:29

Benefícios da meditação para crianças

1) Preparação

Cantinho da meditação

Tenha um espaço em que as crianças se sintam bem, onde seja possível sentar no chão sobre uma almofada. Usar o mesmo "cantinho" para a prática da meditação ajuda a criar o hábito.

Conectando

Antes de fazer as práticas com as crianças, inspire e expire profundamente algumas vezes, para ir relaxando corpo e mente. Deixe as obrigações de lado e conecte-se com sua motivação para meditar com a criança: "gostaria que ele pudesse se acalmar" ou "gostaria que ele sentisse o silêncio" ou "gostaria que ele desenvolvesse a capacidade de concentração". Seja qual for seu motivo, cultive uma boa intenção, sem expectativas, de coração aberto.

2) Explicação e postura

Crianças bem pequenas podem entender os conceitos básicos da meditação, se explicados de maneira breve, com carinho e simplicidade. Algumas sugestões:

- "A meditação ajuda a gente a prestar atenção no que está acontecendo agora"

- "Também pode nos ajudar a acalmar quando estamos bravos"

- "Ajuda a sermos mais felizes e ter melhor desempenho na escola e nos esportes."

Posição de meditar

A boa e velha posição "indiozinho", sobre o chão ou uma almofada, com a coluna ereta e mãos sobre os joelhos. Todos sentados na mesma postura, confortavelmente, sem estresse. Com o tempo, as crianças vão relaxando também.

3) Três sugestões de meditação lúdicas e divertidas

Meditação da borboleta

Diga às crianças que as borboletas gostam muito de sentir a respiração das crianças. Convide a criança a imaginar uma borboletinha pousando em seu nariz - ela só quer sentir a sua respiração! Mas as borboletas se assustam facilmente, então temos que ficar com o corpo tranquilo, relaxado, só respirando, imaginando que estamos ajudando a borboletinha a se acalmar.
Depois de um tempinho, que pode ser uns 30 a 40 segundos, a borboletinha pode voar para o peito, barriga e outras partes do corpo, de acordo com interesse da criança.

2. Meditação da lagarta

Antes de ser borboleta, nossa amiga imaginária foi uma lagarta.
Coloque a mão esquerda virada com a palma para cima e o indicador da mão direita no centro da palma. Nosso dedo indicador direito é a lagarta e ela vai caminhar até a ponta de cada um dos dedos da mão esquerda, inspirando, e retorna ao centro a cada vez, e expiramos.
Oriente a criança para prestar muita atenção nos movimentos da "lagarta", nas sensações que isso traz e em sua respiração.

3. Vamos colocar o "boneco/bicho de pelúcia/Super-Homem" para dormir?

Essa prática é boa para fazer à noite, antes de dormir.
Deite a criança com seu personagem favorito sobre sua barriga e diga a ela para "niná-lo" com os movimentos de sua respiração. Podemos explicar que respirações profundas ajudam a gente a diminuir a agitação e ter um sono tranquilo.

Fonte: Jornal O Cruzeiro.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO