EM 19/12/2021 AS 07:00

Bebês curiosos: por que eles colocam tudo na boca?

Se você tem um bebê em casa, sabe que precisa ficar de olho nele o tempo todo, né? Qualquer momento de distração e pronto, lá está o pequenino colocando algum objeto na boca! Mas, afinal, qual o motivo de eles fazerem isso? O post de hoje traz tudo o que você precisa saber sobre esse hábito curioso das crianças pequenas.


Experimentando o mundo!
Primeiramente, não se preocupe com os costumes dos pequeninos que possam parecer estranhos, pois nessa idade tudo são fases, períodos de adaptação ao mundo, experiências que eles fazem até acharem o melhor jeito de se comunicar e entender o que acontece à sua volta.
Até por volta dos dois anos, colocar as coisas na boca é a forma que muitos bebês encontram para conhecer e explorar os objetos que os cercam. Eles colocam na boca seus brinquedos, suas roupas, suas mãos e pés, tudo para entender os sabores, texturas e sensações diferentes em cada experiência.
Quando a criança nasce, a boca é uma das partes mais desenvolvidas do seu corpo, por isso é usada como “ferramenta de exploração”. Quando ele descobre a mão, por volta dos quatro meses, a primeira coisa que faz é colocá-la na boca; depois, o mesmo acontece com os pés e outros objetos que vai conhecendo. Levar tudo á boca é a forma mais eficiente que eles têm para coletar informações sobre aquilo que estão conhecendo. Bem interessante, né?
Que cuidados devemos ter?
Mesmo sabendo que se trata apenas de mais uma fase da infância, os pais devem ficar atentos ao que as crianças colocam na boca. Os pequeninos ainda não possuem um senso de limite ou de segurança, então não é preciso proibir esse hábito, mas a função dos pais é oferecer um ambiente seguro para os filhos, e, para isso, basta ficar de olho em alguns pontos importantes:
Pequenos objetos, grandes problemas: Os objetos pequenos são os maiores responsáveis por bloqueio das vias respiratórias nessa fase; é por isso que os brinquedos criados para o público com idade de até dois anos contêm peças maiores, para eles não engolirem sem querer;
Objetos perigosos: Os materiais cortantes ou pontiagudos podem furar e cortar a pele, gengiva e lábios da criança, então nada de deixar esses itens ao alcance do pequenino;
Medicamentos e produtos de limpeza: Esses produtos podem causar intoxicação e até problemas graves de saúde se levados à boca, então o ideal é que sejam guardados onde a criança não tenha acesso, como armários altos e bem fechados.

Ele engoliu! E agora?
Se a criança engolir alguma coisa por acidente, mas não apresentar tosse nem dificuldades respiratórias, isso provavelmente significará que o objeto era bem pequeno e será digerido. Caso se trate de um remédio ou material tóxico, ligue imediatamente para o pediatra e leve o pequenino para o hospital.
Se uma pecinha pequena for parar nas vias respiratórias da criança, você logo vai perceber, porque provavelmente seu filho terá um acesso de tosse. Nesse caso, a ajuda médica é necessária, mesmo que ele pare de tossir depois de um tempo, para verificar se o objeto continua causando problemas ou se danificou algo no corpo do pequenino.
Se a tosse não passar e você perceber uma dificuldade evidente na respiração da criança, entre em contato com o serviço de emergência e peça para ser orientado pelo telefone, pois há algumas manobras que podem reverter o problema.
Se o objeto cortar alguma parte da boca, lave com água, espere o sangramento diminuir e avalie o dano. Se o sangramento persistir e você perceber que o corte é mais profundo, é melhor procurar ajuda médica o quanto antes.
Conforme a criança cresce, os pais devem, aos poucos, orientar e mostrar o que pode ou não ser colocado na boca, substituindo objetos inapropriados por mordedores ou algo parecido, até que essa fase de experimentar o gostinho do mundo à sua volta finalmente termine!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO