EM 05/01/2021 AS 12:55

Aproveite as férias para se divertir com a criançada!

Nada melhor do que esse clima de férias para começar bem um novo ano, né? Somos privilegiados por iniciar o ano no verão, com todas as possibilidades de diversão que a estação oferece, principalmente para os pequenos, que estão cheios de energia e adoram os dias de sol e calor para brincar! Então, que tal apreciar esse tempo de folga com eles? Confira a seguir algumas ideias de atividades e brincadeiras para a família toda se divertir nessas férias!

Conheça a biblioteca da sua cidade!
Se você já conhece ou até frequenta a biblioteca municipal, pense que as crianças ainda não tiveram essa oportunidade, e explorar esse lugar junto com você será uma atividade super legal: os maiorzinhos poderão procurar e ler livros do seu interesse por conta própria, e isso lhes dará uma sensação de independência e confiança; já os pequenos vão se divertir interagindo com tantos livros e ouvindo as histórias que você lerá para eles em um cenário diferente da hora de dormir. Quem sabe, no futuro, esse passeio se torne um hábito?
Cinema em casa!
Para aqueles momentos de tédio ou as tardes de chuva que impedem a criançada de brincar no quintal, um filminho com a família é sempre uma ótima alternativa! Espalhe almofadas, colchonetes ou cobertores pela sala para todos ficarem confortáveis, prepare pipoca, suco e outros lanchinhos e permita-se assistir aos filmes favoritos do seu filho; hoje em dia, os filmes infantis estão super bem elaborados e costumam agradar também aos adultos, e será bom para você entender do que seu pequeno gosta e que tipo de produto ele vem consumindo. O legal dessa ideia é que dá para transformar o simples ato de ver um filme em uma brincadeira, basta usar a imaginação: vocês podem fazer um jogo de perguntas e respostas sobre o filme depois da sessão, ou uma brincadeira de mímica para adivinhar os personagens – será uma forma inteligente de prender a atenção das crianças, e com um resultado divertido!
Libertem seu lado artístico!
Nada mais gostoso do que fazer uma baguncinha dentro de casa, né? Então, aproveite o clima de liberdade das férias para explorar o lado criativo da criançada! Com canetinhas, lápis, papel, giz, tintas, massinhas coloridas e tudo o mais que a imaginação permitir, os pequenos vão se divertir brincando de artista! Você pode deixá-los livres para criarem as próprias obras ou pode propor pequenos desafios, como fazer um desenho todo só com os lápis azul e vermelho, ou moldar o melhor bichinho de estimação em massinha, construir uma miniatura da casa (ou a casa dos sonhos!) com blocos de montar, escrever um poema e enviar para a dinda, criar coreografias de dança para as músicas favoritas, etc. Assim como as crianças em clima de férias, a arte não tem limites!
Cozinhem juntos!
Que tal aproveitar as férias para ensinar aos pequenos alguns truques de culinária? Cozinhar em família é super divertido, além de ser educativo, ensinando sobre medidas, organização, trabalho em equipe, paciência e várias outras coisas que as crianças vão aprender de um jeito delicioso! Sanduíches, bolos, cookies, sucos, pizza, vocês podem escolher uma receita para preparar ou até criar as próprias combinações de ingredientes! Mude o recheio das tortas, experimente novas coberturas, misture frutas diferentes, os pequenos adoram fazer essas experiências! Para completar, que tal fazer uma horta caseira com a ajuda dos filhos e criar as receitas a partir de produtos cultivados por vocês mesmos? A sensação de realização é incrível!
Acampamento em casa
Quer deixar as crianças empolgadas e criar lembranças incríveis dessas férias? Organize um acampamento completo, mesmo sem sair de casa! Se tiver um quintal bacana pra acamparem, dá para contar com barracas, lanternas, colchonetes e até uma pequena fogueira para assar marshmallows e contar histórias; mas a sala de estar também serve perfeitamente para a brincadeira, afinal, o propósito é usar a imaginação! Improvise aquela cabaninha embaixo da mesa ou com lençóis cobrindo os sofás, traga os colchões e travesseiros mais fofos da casa e deixe a criatividade guiar vocês nessa atividade, que é perfeita para reforçar os laços de união da família. O acampamento pode contar com um piquenique, leitura de histórias, brincadeiras e muito mais!
Comecem uma coleção!
Colecionar coisas é super divertido, exige concentração, organização, paciência e empenho e é uma ótima atividade para pais e filhos compartilharem! Podem ser figurinhas, cartões postais, selos, gibis, figuras de ação, tampinhas ou qualquer coisa que vocês gostem, vale até sementes de frutas, cardápios ou celulares antigos, o importante é manter a coleção ativa, sempre crescendo um pouco mais. Aqui, o importante é manter a criança estimulada, mostrando os progressos que estão fazendo e como a coleção está ficando legal, afinal, completar uma coleção é algo super gratificante, mas é preciso persistência para chegar nesse resultado!
E aí, já está mais inspirado para brincar com a criançada nesses dias preguiçosos de folga? Então, boas férias!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO