EM 05/02/2021 AS 12:17

Alimentos para melhorar a imunidade dos pequenos

Manter a saúde das crianças em dia é uma das principais preocupações dos pais, mas nem sempre é fácil saber qual alimento faz bem para elas. Por isso, criamos essa listinha com várias opções para o sistema de defesa dos pequenos ficar mais forte, livrando a criançada de várias doenças e problemas de saúde nesse início de ano. Olha só:

Frutas cítricas:
Laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, maracujá, manga, caju, limão, mamão e morango são as frutas queridinhas para proteger o sistema imunológico em todas as estações. Elas são bem fáceis de encontrar e têm grande quantidade de vitamina C, que ajuda a melhorar as defesas do corpo. Elas contêm muitas fibras, para ajudar na digestão, um alto nível de antioxidantes, para manter as células mais fortes e sadias, e também são ricas em água, ideal para manter a hidratação nos dias mais quentes e secos.
Essas frutas podem ser adicionadas na alimentação através de sucos, vitaminas com leite, misturadas em formas de molhos nas carnes e frangos, no caso do limão e da laranja, e até mesmo na salada. Claro, também podem ser consumidas naturalmente nos lanches, ou ser misturadas com outras frutas em uma deliciosa salada de frutas para a hora do recreio.
Vegetais verde-escuros:
Espinafre, couve-manteiga, alface, agrião, brócolis e rúcula devem ser inseridos desde cedo na alimentação das crianças, já que são ricos em ácido fólico e vitamina B9, importantes para a formação dos glóbulos brancos, que são os principais mecanismos de defesa do nosso corpo. Os verdinhos ajudam também a conservar as células do intestino, evitando várias complicações.
Como muitas crianças não gostam de verduras, é sempre recomendado que esses alimentos sejam inseridos desde as primeiras alimentações, para que o paladar das crianças se acostume com esses gostos. Você pode misturar brócolis e espinafre junto ao arroz, por exemplo, ou bater no liquidificador e adicionar ao caldo de feijão, assim como a couve. Alguns vegetais também podem ser usados em sucos, misturados com frutas docinhas e coloridas para a criançada se animar.
Grãos e sementes:
Tanto as sementes oleaginosas (como castanha-do-pará, de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia) quanto as leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja) são excelentes para as defesas do corpo das crianças, já que são ricas em zinco e selênio, que deixam as células mais fortes. A vitamina E presente nos grãos e sementes também fortalece o sistema imunológico, além de ácidos graxos, como o ômega 3, 6 e 9, que têm até ação anti-inflamatória, aumentando a resistência da criançada.
Para ensinar os pequenos a gostarem desses grãos, as opções são colocá-los em sucos, misturar em vitaminas de frutas, saladas de frutas e iogurte. As sementes ficam melhores em forma de caldos, sopas ou misturadas ao arrozinho de cada dia.
Tubérculos:
Você sabia que batata, cenoura, mandioca, inhame e gengibre também são bons para a imunidade? Eles são ricos em vitamina C e minerais, possuem ação anti-inflamatória e ajudam a eliminar toxinas do corpo. Ah! O gengibre também é ótimo para diminuir inflamações na garganta, perfeito para aqueles momentos chatos de resfriados, mas algumas crianças são alérgicas a ele, então fique atento!
Batata, inhame e mandioca podem ser preparados para os pequenos em forma de purê e servidos com alguma proteína para equilibrar. Se preferir, você pode fazer bolinhos de forno ou cortar em fatias fininhas e levar ao forno, criando um chips crocante e irresistível. Para o gengibre, a melhor ideia é misturar em sucos com laranja, acerola ou couve, mas lembre-se de usar só algumas lascas fininhas!
Alimentos de origem animal:
Leite e seus derivados, fígado bovino, gema de ovo e mel também contribuem para a manutenção das defesas do corpo, e o mel pode também ser um grande aliado contra as gripes e resfriados.
Obs.: O mel não é indicado para crianças menores de dois anos, pois pode ter a bactéria patogênica clostridium botulinum, causadora do botulismo.
Alimentos probióticos:
Opções como o iogurte natural, Kefir, leite fermentado e queijos geralmente são bem aceitas pelos pequenos e também são ótimas para a saúde, já que as bactérias probióticas mantêm o intestino saudável e podem ajudar a manter o sistema imunológico saudável.
Uma boa opção para o consumo são os leites fermentados, iogurtes e o kefir que pode ser misturado em vitaminas e com geleia de frutas, além de alguns queijos que podem ser servidos no lanche.
Alho e cebola:
Sim, eles são ricos em vitamina C e ajudam a aumentar as defesas do organismo, além de serem uma opção excelente para afastar gripes, resfriados e infecções em geral, pois são ricos em substâncias anti-inflamatórias e outras que ajudam a prevenir doenças. A dupla também contém bastante vitaminas do complexo B, que ajudam a combater o estresse e o desânimo!
A melhor forma de inserir cebola e alho na alimentação das crianças é através do tempero das comidas. Você pode usar os dois para temperar carnes, frangos, peixes e sopas; além de dar mais sabor à comida, eles são uma opção para você usar menos sal no tempero e passam praticamente imperceptíveis pelo paladar dos pequenos.
Gostou das dicas? Então aproveite o início das aulas para turbinar a alimentação e a saúde da criançada de um jeito simples e gostoso!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO