EM 11/05/2018 AS 16:34

Alimentos nutritivos para o inverno das crianças

O inverno é sempre um período que preocupa as mamães, pois é nessa época que as crianças costumam ficar mais gripados e resfriadas. Mas com uma alimentação bem incrementada é possível reforçar o sistema imunológico dos pequenos.



4 dicas para reforçar a alimentação das crianças


1. Ofereça frutas picadas ou em forma de espetinhos cobertas com aveia em flocos ou um pouco de chocolate derretido. Aproveite as frutas ricas em vitamina C: bergamota, laranja, kiwi, abacaxi.


2. As sopas também são uma boa pedida. Faça-as com legumes coloridos e acrescente um pouco de cereal integral como a aveia, o arroz integral ou a cevadinha.


3. Os vegetais vão muito bem quando misturados a uma carne picadinha, a uma massa ou a um recheio de panquecas.


4. Não esqueça os líquidos! A hidratação é importante também no inverno. Os sucos naturais, feitos com frutas da estação como a laranja, o limão e a bergamota, são ideais, além de claro muita água.

3 receitas deliciosas de sopinhas

Elaboradas por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

Sopa com pedacinhos de quinoa, frango e legumes

Getty Images


Ingredientes:

– 1 xícara de café de quinoa

– 1 xícara de chá de filé de frango

– 1 xícara de chá de abóbora moranga ou cabotia

– 2 xícara de café de chuchu

– 1 colher de sopa de cebola

– 1 dente de alho picado ou massado

– 1 colher de café de óleo de girassol

– 800 ml de água

Modo de Preparo:

Descasque a abóbora e o chuchu tirando todas as sementes. Corte em cubos e reserve. Cozinhe o frango e depois desfie sem descartar o caldo. Reserve. Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola e o alho, adicione os legumes, o frango, a quinoa e a água reservada. Se necessário acrescente mais água. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que todos os legumes e a quinoa estejam cozidos. Bata no mixer ou se preferir amasse no garfo.


Caldinho de Feijão

Getty Images


Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de feijão preto

– 2 folhas de louro

– 1 xícara de chá de cebola picada

– 1 dente de alho amassado ou picado

– 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos

– 1 colher de sopa de salsinha

– 1 colher de sopa de óleo de girassol

– 2 litros de água

Modo de Preparo:

Em um refratário, coloque o feijão e cubra-o água. Reserve por 1 hora e escorra a água. Em uma panela de pressão acrescente o feijão, as folhas de louro e a água. Cozinhe por 20 minutos contando a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo e aguarde sair todo o vapor. Verifique se os grãos estão todos cozidos e se necessário cozinhe por mais 5 minutos sem pressão. Descarte as folhas de louro. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador até ficar um caldo homogêneo. Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo de girassol até dourar. Acrescente o tomate e a salsinha e refogue até murchar. Junte o feijão cozido e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos.


Macarrão estrelinha com espinafre e tomate cereja

Getty Images


Ingredientes:

– 2 xícaras de macarrão estrelinha

– ½ maço de espinafre

– 2 xícaras de tomate cereja

– 1 xícara de chá de cebola picada

– 2 dentes de alho amassados

– 1 colher de sopa de óleo de girassol

Modo de Preparo:

Lave bem o espinafre em água corrente e deixe de molho em um produto indicado para desinfecção por 10 minutos. Depois escorra a água e lave novamente. Piquei as folhas em pedacinho e reserve. Faça o mesmo com os tomates. Em uma panela coloque a água para ferver com uma pitada de sal e depois adicione o macarrão. Em uma frigideira adicione o óleo, a cebola, os tomates e alho para refogar. Depois de dourados acrescente os espinafres e deixe cozinhar até murchar. Enquanto cozinha, escorra o macarrão e jogue na frigideira. Mexa bem até misturar todos os ingredientes.



Fontes: Bebe.com.br / Revista Donna


comments powered by Disqus


COLEÇÃO