EM 07/10/2021 AS 10:50

Algodão: você sabe tudo sobre ele?

O algodão não serve apenas para confeccionar as roupinhas da Kyly que a criançada adora. Na verdade, trata-se de uma fibra bem versátil e cheia de particularidades, onde tudo se aproveita!

Além da produção de roupas fresquinhas e macias, o algodão é usado na medicina, na produção de óleo rico em vitamina E e até na fabricação de explosivos! Como nada se perde, até o caroço é usado para alimentar o gado. E sabia que existe até um Dia Mundial do Algodão? Vem com a gente conferir as curiosidades!
Primeiros registros históricos sobre o uso de algodão
O algodão é conhecido do ser humano desde os tempos mais remotos. A domesticação e cultivo do algodoeiro aconteceu há mais de 4.000 anos no sul da Arábia, e as primeiras referências históricas ao algodão estão no Código de Manu, considerado a legislação mais antiga da Índia.
Mil e uma utilidades!
Sempre pensamos no algodão apenas como elemento da indústria têxtil ou para deixar as almofadas com um enchimento fofinho, mas a planta do algodão é bem versátil e pode ser utilizada para vários outros fins.
O caroço do algodão é aproveitado de diferentes formas, principalmente sendo o farelo utilizado em ração animal. O óleo se transforma em óleo comestível, rico em vitamina E, muito usado no preparo de saladas, maioneses e molhos. É esse óleo o responsável por deixar a batata frita ou qualquer fritura mais crocante, além de ser ingrediente para margarinas, biscoitos, remédios, etc..
Ah! Até no dinheiro tem algodão! A nota de dólar é composta por 75% de celulose do algodão. E, por mais estranho que pareça, tem algodão até na indústria bélica, sendo usado na preparação de pólvora e em explosivos como o TNT.
Primo distante do hibisco e do quiabo?
Exatamente! A flor amarela do algodoeiro é muito parecida com a de um hibisco. Os dois, além do quiabo, são da família das Malvaceae, com espécies encontradas principalmente na América do Sul. Uma de suas principais características é a presença de pelinhos ramificados ou escamosos.
No Brasil, foram os indígenas que descobriram as vantagens do algodão
Sim, os índios já conheciam e dominavam o plantio do algodão desde antes da chegada dos portugueses, sendo capazes de colher, fiar, tecer e tingir tecidos feitos com suas fibras. Eles convertiam o algodão em fios para a confecção de redes e cobertores, também aproveitavam a planta na alimentação e usavam suas folhas na cura de feridas.
Nos dias de hoje, os maiores produtores de algodão no país estão no Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Sim, existe o Dia Mundial do Algodão!
Tudo o que é importante, merece ser lembrado, né? Assim, o Dia Mundial do Algodão é celebrado em 07 de outubro, com o objetivo de destacar a importância dessa fibra para o mundo, não só pela qualidade envolvida nos processos, mas também na economia, no desenvolvimento de tecnologias, na geração de empregos e no desenvolvimento de produtos sustentáveis para a sociedade.
Algodão colorido, sem deixar de ser natural!
Quem disse que só existe o algodão branquinho que nos acostumamos a ver e admirar? Há muitas variedades de algodão naturalmente colorido, espécies que contêm genes diferenciados, responsáveis por tornar a fibra colorida. Quase todas, porém, têm fibras curtas, por isso são pouco vistas na fiação e confecção. As tonalidades variam de acordo com a região em que o algodão é plantado.
Um dos principais benefícios da fibra naturalmente colorida é que ela não desbota, além de dispensar o uso de corantes e ser uma solução amiga do meio ambiente, pois, sem a fase de tingimento, evita-se a poluição dos rios e ainda é possível economizar cerca de 150 litros de água por quilo de fibra!
Qualidade diferenciada, especialmente para você!
É na fiação que a mágica acontece, onde o algodão produzido e beneficiado se transforma em fios. E sabe por que nosso algodão compõe looks tão confortáveis? Porque a Kyly possui sua própria fiação, a Fio Puro, que é responsável pelo fornecimento de todo o fio usado na confecção.
O fio penteado produzido na Fio Puro é desenvolvido por um processo em que as fibras mais curtas são eliminadas, o que torna o tecido mais resistente e macio, caracterizando maior conforto e um toque bem suave em contato com a pele das crianças. Por ser uma fibra natural, o algodão garante que o corpo respire melhor, além da capacidade de se adaptar à temperatura interna dos pequenos.
Outro grande diferencial de qualidade do fio penteado produzido na Fio Puro é que, mesmo depois de lavar em casa várias vezes, a peça vai continuar apresentando um excelente aspecto visual, sem pilling e/ou desgaste.
Com o trabalho concluído na fiação, o algodão segue para a malharia e tecelagem. Nessa fase, o fio se une em tramas, formando o tecido que será utilizado na confecção das peças. É nesse momento que são trabalhadas as texturas, padronagens e cores, dando o pontapé inicial no processo criativo dos designers e estilistas, responsáveis por aqueles looks divertidos que a criançada adora!
Por fim, na confecção, o algodão passa a ganhar formas e utilidade. Com o empenho e a criatividade dos estilistas e costureiros, são produzidas as peças finais que chegam até o consumidor, encantando às famílias clientes do Grupo Kyly.
Depois de saber tudo isso, não restam dúvidas de que o algodão é a melhor opção para a nossa saúde e bem-estar, né? Por isso, convidamos você a abraçar o nosso movimento e a valorizar a origem da sua roupa, desfrutando dos benefícios e do conforto da fibra.
Vamos repensar nossas escolhas! Vamos vestir algodão!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO