EM 14/09/2020 AS 17:42

Afinal, o uso de chupeta atrapalha a amamentação?

O post de hoje é especialmente para as mamães que estão enfrentando aquela fase difícil em que, muitas vezes, precisam escolher entre a chupeta (preferida dos pequeninos) e a amamentação (mais saudável e sempre recomendada) para oferecer o melhor às crianças.

Por que a chupeta é tão usada?
Para responder a essa pergunta, basta entender a origem da palavra: em inglês a chupeta é chamada de pacifier ou, em tradução literal, pacificadora, ou seja, a função dela é acalmar o bebê. Em geral, bebês que não usam chupeta choram mais, então podemos dizer que a chupeta é como um silenciador, para os pequenos se manterem mais tranquilos.
O problema é que o choro é a única forma de comunicação que os bebês conhecem, e a forma mais saudável de acalmá-los deveria ser sempre a amamentação – o que acaba não acontecendo, devido à correria do dia-a-dia e vários outros fatores, tornando as chupetas muito populares.
Problemas causados pelo uso da chupeta
Apesar de acalmar o bebê, o uso da chupeta atrapalha a amamentação porque, aos poucos, o pequenino pode "desaprender" a forma correta de pegar na mama e depois encontra dificuldades para sugar o leite.
Além disso, os bebês que chupam chupeta por muito tempo tendem a mamar menos, o que acaba contribuindo para diminuição do leite materno e também pode prejudicar a nutrição correta e o melhor desenvolvimento da criança.
Bebês e crianças com a pele mais sensível podem ficar com alergia ao silicone que está presente na chupeta. Como a reação alérgica atinge toda a região da boca, será necessária a interrupção imediata da chupeta e uso de pomada, e com certeza nada disso agradará ao pequenino, portanto, fique alerta a qualquer sinal de alergias!
Por fim, o uso da chupeta a partir dos 7 meses pode atrapalhar a formação da arcada dentária, que vai ficar torta, respeitando o formato da chupeta. Essa alteração faz com que a criança não tenha a mordida correta, podendo resultar na necessidade de usar aparelho ortodôntico no futuro.
Calma, dá para equilibrar!
A gente sabe que, nos dias de hoje, nem sempre a mamãe pode estar com o bebê, e recorrer à chupeta e mamadeira é um caminho natural para manter o pequeno tranquilo!
Para que o bebê possa usar a chupeta sem atrapalhar a amamentação, o que se deve fazer é só oferecer a chupeta depois que a criança já souber mamar corretamente. Este tempo pode variar de bebê para bebê, mas raramente acontece antes do primeiro mês de vida.
Vale lembrar que o uso de chupeta é recomendado apenas para dormir; também é importante que ela seja adequada à idade do bebê e que tenha uma forma que não prejudique a formação e desenvolvimento dos dentes.
Dica: Uma ótima forma de confortar o bebê sem recorrer à chupeta ou deixá-lo chupar o dedo é pegar a criança no colo quando chorar e aproximar sua orelha do coração da mãe ou do pai, porque isso naturalmente acalma o bebê. É claro que o bebê não vai se acalmar e parar de chorar se estiver com fome, frio, calor ou fralda suja, mas esse colinho pode ser suficiente para que ele se sinta seguro e possa descansar.
Priorize sempre a amamentação!
Para as mamães, a amamentação é uma questão fisiológica, afinal, quanto mais o bebê suga o seio, mais leite a mãe produz, mantendo-se saudável durante esse período; é também uma forma de criar uma ligação profunda com a criança. Para os pequenos, especialmente os recém-nascidos, estar mamando no peito é uma necessidade, algo fundamental para a nutrição e desenvolvimento, além de ser um momento em que o bebê se sente calmo e seguro junto da mãe. Então, mamães, nunca abram mão dessa honra, missão e privilégio que é a amamentação!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO