EM 01/06/2022 AS 15:06

A VISÃO DOS BEBES

Enxergando o mundo: como é a visão dos bebês?

Sabia que a visão dos pequeninos é bem diferente da nossa? Assim como tudo nessa fase da vida, ela vai se desenvolvendo aos poucos, e cada etapa desse desenvolvimento merece toda a nossa atenção, para podermos detectar e tratar algum possível problema o quanto antes! Quer saber mais? Vem com a gente!
Processo de desenvolvimento
De acordo com especialistas, a visão dos bebês não está totalmente desenvolvida até os seis meses de vida, por isso eles não têm muita capacidade de manter a visão focada e também de enxergar cores e formas diferentes.
Quer facilitar a compreensão do mundo para os pequeninos nessa época? Apresente cores com alto contraste, como por exemplo um mix de preto, branco e vermelho. Se cada uma tiver texturas ou aromas diferentes, melhor ainda, pois estimula várias áreas do cérebro que estão se desenvolvendo ao mesmo tempo!
Outra informação importante: sabia que existe uma distância ideal para que os bebês enxerguem melhor as figuras? É preciso que elas estejam entre 20cm e 25cm dos olhos – ou seja, nem muito perto e nem muito longe!
Figuras mais simples, bem definidas e com contorno bem marcado também ajudam a estimular a visão dos bebês, além de desenvolver a capacidade de memorizar padrões e identificar formas diferentes.
Para ajudar nesse processo, existem os livros próprios para bebês, totalmente desenvolvidos para os pequeninos, com ilustrações minimalistas, cores específicas e contornos marcados. Conforme os pais lêem com tranquilidade as frases ou palavras presentes na obra, é importante ir apontando para as figuras. Assim, o pequeno poderá associar mais facilmente as imagens aos sons e nomes.
A partir dos cinco ou seis meses, os pequeninos já conseguem ver em três dimensões. Isso significa que eles começam a ter mais noção de profundidade, e ficam melhores em alcançar coisas que estejam em distâncias diferentes, porque conseguem perceber se o objeto está mais perto ou mais longe. Com esse alcance se desenvolvendo bem, o bebê pode reconhecer seus pais do outro lado da sala e sorrir para eles, ou ver e reconhecer objetos do lado de fora ao olhar pela janela.
Depois disso, o desenvolvimento fica mais rápido e a visão da criança se torna cada vez mais nítida. A visão que era de 20/400 (representando 10% de eficiência visual) quando o pequenino nasceu, agora é de 20/25 (95% de eficiência) e eles já conseguem identificar as cores quase tão bem quanto um adulto!
Logo eles começam a coordenar melhor o uso dos olhos com o uso das mãos, vão começar a engatinhar pela casa e querer mexer em tudo que seus olhinhos conseguirem ver! Quando perceber esse comportamento, significa que a visão do pequenino está amadurecendo, e a partir daí é importante evitar que ele fique muitas horas na frente de telas – mesmo que esteja assistindo a vídeos educativos! – pois a visão precisa se fortalecer e estabilizar a cada dia.
Ah, uma curiosidade: por volta dos nove meses de idade, os olhos do seu bebê provavelmente já adquiriram a cor final, embora não seja incomum que você veja algumas pequenas alterações mais à frente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona a visão dos pequeninos, é sua missão mostrar a ele todas as cores e formas que tornam a vida mais divertida!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO