EM 25/05/2018 AS 15:01

A segurança das crianças no trânsito vai além da cadeirinha

Durante o mês de maio várias campanhas e eventos marcaram o Movimento Maio Amarelo que alerta sobre a importância da segurança no trânsito. E quando se fala em acidentes de trânsito, as crianças são um dos grupos mais afetados, justamente por sua vulnerabilidade.

Segundo a organização não governamental Criança Segura, o campo de visão das crianças é mais estreito que o dos adultos, dificultando avistar um carro que se aproxima. Além disso, não sabem reconhecer situações de perigo. Por isso, fica o alerta e algumas dicas importantes para garantir a segurança das crianças no trânsito.

No Carro

De acordo com a legislação brasileira, até os 10 anos de idade as crianças devem ser transportadas no banco de trás do veículo, usando cinto de segurança. Até os 7 anos e meio elas precisam usar um dispositivo de retenção veicular, que são o bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, usados de acordo com cada faixa etária da criança. Crianças de até 1,45m de altura, mesmo que tenham mais de 10 anos, precisam usar o assento de elevação.

Mesmo que você vá percorrer uma distância curta não deixe de usar o cinto de segurança e a cadeirinha. Muitos acidentes acontecem justamente nessas situações. Verifique se o bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação possuem selo do Inmetro e siga sempre o manual de instrução, certificando-se que eles são apropriados à idade e tamanho da criança.

O Conselho Nacional de Trânsito definiu que a partir de 2018 todos os automóveis deverão ter pontos de ancoragem para cadeirinhas. Em 2020 a regra passará a valer para todos os modelos à venda no Brasil. Este ponto de ancoragem é o Isofix, um sistema que proporciona um vínculo estrutural seguro e rápido entre a cadeirinha e a carroçaria do veículo.

Na Rua

Oriente as crianças a brincarem em local seguro, longe de entradas de garagens, ruas ou estacionamentos. Ensine a olhar para os dois lados, várias vezes, antes de atravessar a rua, e explique que mesmo na faixa de pedestres elas devem olhar para os dois lados e atravessar em linha reta. Enfatizar também que nunca se deve correr para a rua sem antes parar e olhar se vem carro.

Bicicleta, skate ou patins

O momento de lazer é muitas vezes um momento de descuido. Ao brincar com bicicleta, skate ou patins, as crianças precisam de vigilância constante de um adulto. Além disso, essas atividades devem acontecer em locais seguros. As crianças devem sempre usar equipamentos de segurança com o selo do Inmetro. Verifique se o capacete está devidamente ajustado à cabeça da criança. Para andar de bicicleta, as crianças devem sempre usar sapatos fechados e evitar cadarços soltos. Equipe a bicicleta com refletores, espelhos e buzina.

Transporte escolar

Antes de contratar um prestador de serviço, busque referências, verifique as condições do veículo e a documentação pessoal do motorista. Tenha certeza de que as crianças são deixadas em frente à escola, sem necessidade de atravessar ruas.

Verifique as condições de higiene do carro e o número de cintos de segurança. Toda criança transportada deve usar, individualmente, o cinto de segurança ou a cadeirinha apropriada para seu peso. Sempre converse com a criança sobre o que acontece durante a viagem para avaliar se todas as medidas de segurança estão sendo realizadas.

Dê o exemplo

Poucas coisas ensinam mais do que o bom exemplo. Por isso, é muito importante que os adultos sigam as regras de segurança no trânsito e as expliquem para as crianças. Pratique-as e incentive as crianças a agirem dessa forma também.

Fonte: Criança Segura e Portal do Trânsito


comments powered by Disqus


COLEÇÃO