EM 30/08/2019 AS 09:41

A IMPORTÂNCIA DE TER UM IRMÃO


Seja biológico, adotivo, gêmeo ou até aquele amigo que vira um irmão, não importa. O que vale é incentivar a cumplicidade entre eles. Dia 05 de setembro é o Dia do Irmão, e essa data merece ser celebrada!

A companhia de um irmão tem muitas funções. É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, os pequenos prestam atenção no que o irmão está fazendo, na experiência, no exemplo a ser seguido. Cabe aos pais a orientação, a direção dos caminhos, formar caráter. E com o irmão, por exemplo, ele aprende a encarar melhor os primeiros dias na escola, a andar de bicicleta, a desenhar... E não importa a ordem de nascimento: caçula, do meio ou primogênito, todos aprendem uns com os outros.


BRIGAS E COMPARAÇÕES

Às vezes, parece que irmãos se amam e odeiam ao mesmo tempo, e, por mais que deixem os pais malucos, brigas entre irmãos simplesmente acontecem. Se algo passar do limite, claro, os adultos devem interferir, mas, muitas vezes, a briga é um sinal de afeto; cada um acha que sua opinião é a correta, e as brigas acontecem porque não querem que o irmão tome uma decisão diferente da sua, e sim que siga o caminho “correto”.

Por isso, observe os motivos que levam seus filhos a brigas e deixe que cheguem a um acordo por si mesmos, sempre que possível. Com o tempo, a tendência é que criem laços fortes de confiança e se conheçam muito bem. Melhor assim do que ignorar o outro, ou seja, viver sem brigas, mas podendo ter um relacionamento frio e distante no futuro.

Comparações também fazem parte. Somos comparados por toda a vida, seja na escola, no mercado de trabalho ou em relacionamentos. Irmãos gêmeos sofrem ainda mais, porque todo mundo busca as pequenas diferenças entre eles. O que os pais devem evitar é que os filhos vivam em função disso, se limitando ou criando rivalidades. A administração é difícil, mas tem que ser feita. O fundamental é procurar ser justo e saber que, apesar de irmãos, são pessoas diferentes e vão se desenvolver de acordo com as próprias características.

RAZÕES PARA DAR UM IRMÃO AO SEU FILHO

1. Eles vão aprender a compartilhar, seja a televisão ou o último cookie de chocolate. Isso será útil para eles no futuro;
2. Vão aprender a resolver os próprios problemas;
3. Vão aprender a se proteger e trabalhar em equipe;
4. Eles formarão um time: não vão precisar marcar dias para brincar tendo um amigo no quarto ao lado;
5. Terão um parceiro com quem comemorar as coisas boas;
6. Se ajudam em tempos difíceis. Seja um joelho ralado, uma nota baixa ou um coração partido, eles estarão lá um pelo outro;
7. Vão envelhecer juntos. Amigos vêm e vão, mas família é para sempre. Ter um irmão garante que seu filho terá sempre alguém com quem contar

Diferença, respeito, amor, inveja, rivalidade, admiração são palavras que fazem parte do relacionamento entre irmãos – e não podem ser ignoradas pelos pais. Está tudo ali, em uma convivência que vai amadurecendo aos poucos, a cada aniversário, discussão, viagem ou brincadeira, até se tornar uma relação de lealdade, amor e confiança que manterá os dois unidos por toda a vida. Feliz Dia do Irmão!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO