EM 05/04/2021 AS 14:08

A importância de praticar esportes na infância

Hoje em dia, com os avanços e o acesso fácil à tecnologia, está cada vez mais difícil convencer a criançada a largar o videogame e o celular em favor da prática de exercícios ao ar livre. Para isso, o esporte é uma alternativa mais amigável, já que são atividades divertidas que os pequenos podem praticar junto com os amiguinhos e até entrar em competições!

Além de prevenir doenças, a prática de esportes ajuda a estimular várias áreas importantes para o desenvolvimento das crianças. Olha só:

Estimula o trabalho em equipe: Com os esportes, as crianças melhoram a autoestima, aprendem a vencer a timidez, a conviver em grupo e até a desenvolver características de liderança!

Prepara para lidar com frustrações: Disputar, ganhar, perder, seguir tentando mesmo quando perde – tudo isso contribui para o amadurecimento da crianças.

Melhor uso do tempo e energia: Praticando esportes, os pequenos aproveitam melhor o tempo ao ar livre e com outras crianças, além de gastarem quase toda sua cota de energia do dia, resultando em noites de sono mais tranquilas!

Ajuda a criar hábitos saudáveis: A infância é a fase mais importante para se criar rotinas e hábitos, e manter-se ativo é fundamental para prevenir doenças como a obesidade infantil, relacionada à má alimentação e falta de exercícios. O sobrepeso nessa etapa pode trazer vários outros problemas no futuro, por isso é recomendado que os pequenos façam ao menos uma hora de exercícios por dia.

Melhora o raciocínio: Durante um exercício esportivo, a criança precisa tomar decisões rápidas e fazer vários movimentos ao mesmo tempo, aperfeiçoando o raciocínio, o que pode até melhorar as notas da escola!
Confira alguns esportes que as crianças podem praticar desde cedo:
Ballet ou outras danças: favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo, além de combater a depressão e a timidez.
Natação: Além de prazerosa, é completa em todos os sentidos. Dentro das piscinas, se aprende a respeitar regras e pessoas, trabalhar em equipe, competir de forma sadia e superar limites.
Esportes coletivos: Melhora a velocidade de reação, agilidade, concentração, resistência, além de promover a socialização, lazer, cultura e educação. Futebol, vôlei, basquete e handebol costumam ser os favoritos dos pequenos.
Artes marciais: Aqui a meta é buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente, valorizando o respeito, o raciocínio e a disciplina. Experimente judô ou karate para começar.
Dia do Esporte
A data de 06 de abril foi definida como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A ONU (Organização das Nações Unidas) criou esse dia na assembleia geral de 2013, para comemorar e conversar sobre o potencial dos esportes para a educação e melhor formação de cidadãos. Como as competições esportivas são uma prática mundial, acaba sendo um ótimo meio para quebrar barreiras linguísticas e culturais, servindo como modelo de convivência pacífica entre as nações.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO