EM 19/10/2020 AS 15:14

A importância de brincar ao ar livre

Há vinte ou trinta anos, a criançada estava sempre na rua, se exercitando em práticas esportivas, explorando os parques e campinhos; hoje em dia, porém, os pequenos passam bem mais tempo dentro de casa, entretidos com tecnologia, jogos e brinquedos, além das tarefas da escola e outras atividades. Mesmo sabendo que essa nova realidade é uma alternativa bem segura para eles e para os pais, devemos sempre lembrar da importância de manter contato com a natureza, garantindo que as crianças aproveitem toda a liberdade e o aprendizado dos momentos ao ar livre!

Por que o contato com a natureza na infância é importante?
Que tal visitar um parque ecológico para conhecer vários tipos de árvores, ou aproveitar um dia de muito calor para se refrescar em uma cachoeira? Até mesmo ajudar os pais a cultivar uma horta no quintal é importante, pois todo contato com a natureza traz benefícios e deve ser estimulado!
Um estímulo para a criatividade: Na natureza, as brincadeiras precisam ser criadas a partir dos elementos disponíveis: a terra fofa se torna uma área de construção para estradas e cavernas, os galhos sustentam casinhas de folhas, pedrinhas são usadas em competições e assim por diante. O limite é a imaginação! Além disso, a contemplação da natureza tende a tornar os pequenos mais tranquilos e concentrados.
Aprender explorando: Estudos nos EUA mostram que, nas escolas que oferecem oportunidades de aprendizado fora da sala de aula, onde os alunos aprendem conhecendo as coisas na prática, o aproveitamento das crianças melhora em várias áreas do conhecimento. Explorando a natureza, cada criança determina seu ritmo e, no fim, todos aprendem e se divertem juntos!
Melhora no comportamento social: Crianças que brincam ao ar livre sem grandes restrições se acostumam a conhecer realidades e cenários diferentes, isso torna mais fácil a convivência com os outros e suas particularidades, além de tornar as crianças mais saudáveis e felizes!
A criançada precisa se mexer! As crianças que brincam em diferentes ambientes naturais são mais ativas fisicamente, afinal, estão sempre criando mundos novos aqui e depois ali, tentando aproveitar cada espacinho disponível antes de o sol se pôr.
Benefícios para a saúde: O contato com as plantas torna os pequenos mais conscientes sobre a importância da sua nutrição, e as crianças que plantam seus próprios alimentos costumam comer mais frutas e vegetais, com aquele gostinho de “fui eu que fiz”. Brincar na natureza também diminui os sintomas de hiperatividade, estresse e obesidade infantil.
Educa para a preservação da natureza: A criança que convive e vive bons momentos em contato com o meio natural aprende a amar e cuidar melhor do mundo à sua volta, porque reconhece a natureza como seu próprio ambiente, e essa consciência (que falta para muitos adultos) é super importante para o futuro do nosso planeta!
Lições para toda a vida: Brincando ao ar livre, a criança aprende desde cedo a avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar com o espinho da flor e, mesmo assim, não desistir de sentir o seu cheiro gostoso. Deixar a criançada se divertir na natureza permite que vivam várias aventuras diferentes, onde terão autonomia para escolher quais riscos querem correr, comemorarem seus acertos e aprenderem com os erros; isso permite aos pequenos chegarem à idade adulta com uma bagagem de conhecimento bem maior e também mais confiantes, prontos para os desafios da vida.
Nesse momento em que estamos mais em casa, passar um tempo ao ar livre, além de ser algo muito positivo, pode ser também um passatempo divertido para a criançada sair um pouco da rotina. Subir em árvores, dar cambalhotas na grama, brincar na terra ou observar a vida de pequenos animais são atividades super legais, que toda criançada merece experimentar!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO