EM 14/01/2020 AS 10:09

A hora do banho também pode ser divertida!

Para os adultos, a hora de tomar banho significa, muitas vezes, um momento para relaxar antes de algum compromisso ou depois de um dia cansativo – mas, para os pequenos, não é bem assim. Muitas crianças entendem o banho como uma perda de tempo, um momento incômodo que obriga a parar de brincar ou se distrair, além de estar ligado a outros momentos que elas geralmente não gostam, como a hora de dormir ou de ir para a escola.

Para tornar o momento do banho mais confortável, aqui vão algumas dicas que valem para todas as idades:

Garanta que a água e o ambiente do banho estejam em uma temperatura confortável
Observe se a criança não está com algum machucado que possa gerar incômodo em contato com a água
Comece lavando os cabelos, assim a parte mais complicada já terá passado
Evite correria na hora do banho, para que não se torne um momento estressante
Evite chantagens, do tipo “só vai ver TV se tomar banho”. Isso faz com que o banho seja entendido como um castigo
Conforme o pequeno vai crescendo, dê mais autonomia a ele, assim ele entende que você confia na sua capacidade de fazer isso sozinho, sem precisar ser cobrado.

Como a hora do banho pode ser divertida?

O momento de tomar banho pode ser mais uma oportunidade para curtirem o tempo juntos, seja conversando, brincando ou até lendo! Com o estímulo certo, tomar banho pode acabar se tornando um dos momentos favoritos do dia. Confira algumas ideias:

Para os pequeninos

Se seu filho é bem novinho, o banho começa na banheira, com água bem gostosa. Uma ideia legal para essa época é usar chás na água do banho para uma brincadeira sensorial com cheiros. Outra dica é transformar a espuma do banho em espuma colorida, usando o próprio sabonete e criando cores diferentes. Conversar com o bebê, cantar, fazer caretas e sons diferentes também são boas ideias. E, nunca se esqueça: bebês não podem ficar sozinhos na banheira nem por um segundo!

Para os maiorzinhos

Conforme as crianças vão crescendo, as distrações precisam ser mais elaboradas, né?

Brinquedos!! Bichinhos plásticos, esponjas com temas divertidos, livrinhos de banho, patinho de borracha, aqui vale o que a sua imaginação mandar! Estimule-o a usar os brinquedos e mostre que o momento do banho pode ser de pura diversão. As crianças adoram brincar no chuveiro, por isso separe brinquedos e invente brincadeiras para que a hora do banho seja sempre um momento especial! Apenas lembre-se de que é preciso tirar toda a água dos brinquedos depois do banho, deixando tudo limpo e organizado.
Salão de cabeleireiro divertido: Aproveite a espuma feita com sabão e shampoo para brincar com os cabelos da criançada. Eles mesmos podem dar ideias de novos penteados! Você vai estimular a criatividade, arrancar sorrisos e eles com certeza vão achar o momento muito mais legal.
Artistas de chuveiro: Quem nunca cantou na hora do banho? Aproveite esse momento para dar um show com seu filho, cantando as músicas favoritas!

Seguindo essas ideias, com certeza a hora de tomar banho será mais agradável e divertida, além de ser um momento em família, para curtir a companhia do seu filho e aprender mais sobre ele!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO