EM 30/07/2012 AS 11:27

A Amoreira Doida

Em um lindo e enorme quintal da família Silva, existia uma amoreira. Esta amoreira dava flores e frutos que nasciam branquinhos, como o algodão, e ficavam vermelhos, como as rosas.
As crianças da família - André e Cíntia - adoravam subir na amoreira e comer suas amoras. Todos os dias brincavam naquela árvore até que um dia Cíntia, assustada, percebeu que nas folhas das árvores tinham amoras brancas. Curiosa, chamou seu irmão e os dois ficaram espantados ao verem as amoras crescendo nas folhas e não nos galhos.
Dia a dia, eles iam visitar as novas amorinhas que não amadureciam nunca. Até que certo dia escutaram uma voz:
- Nós não amadurecemos porque não somos amoras! Somos ovinhos do bicho-da-seda!
- Bicho-da-seda? – perguntou André.
- Sim! Nós produzimos o fio que os homens usam para fazer um tecido chamado seda natural.
Muito impressionados, começaram a conversar com os bichinhos e perguntaram o que eles faziam ali. Eles responderam que aguardavam o momento de ficar em forma de crisálida dentro dos seus casulos. Logo, Cíntia falou:
- Calma aí! O que é crisálida e o que é casulo? Nunca ouvi falar!
- Casulo é uma casinha que fabricamos com nossos fios de seda. Ela fica ao nosso redor, bem fechada, nos protegendo! Quando estamos lá dentro somos crisálidas, entenderam? Depois abrimos um buraco na nossa casa, aí viramos mariposas e saímos voando!
- Que demais! - exclamaram Cíntia e André juntos.
As crianças conversavam todos os dias com seus novos amigos, até que em uma manhã foram para a amoreira e não os encontraram. Ficaram tristes, mas pouco tempo depois escutaram um sussurro:
- Estamos indo dormir no casulo agora e em breve seremos lindas mariposas, não fiquem tristes, logo voltaremos. Mas não se esqueçam de cuidar bem dos casulos para conhecerem novos bichos-da-seda e se tornarem amigos deles também. Boa noite, gente!
Então Cíntia e André correram em direção a seus pais e pediram para que eles plantassem mais algumas amoreiras.
- Mas para que tantas amoras? Será que uma só não dá bastante frutinhas para vocês comerem? – perguntou o pai
- Não papai - disseram as crianças rindo - É que nossa amoreira ficou doida!

Gostaram da história? Ela é baseada no livro de Lydia Monbelli da Fonseca.
Agora quando vocês forem brincar lá fora e subirem nas árvores, aproveitem para fazer amizade com os bichinhos que moram nela.

comments powered by Disqus


COLEÇÃO