EM 30/01/2020 AS 07:30

30 de janeiro - Dia do Padrinho!

Como “segundos pais”, os padrinhos ganham um lugar super especial e participativo na vida de uma criança e da família. Sejam parentes ou amigos dos pais, ser padrinho significa ser um modelo para o afilhado e contribuir para a formação do pequeno, participando das suas alegrias e descobertas e também orientando quando for preciso. Essa tarefa nem sempre é fácil, afinal, ser padrinho é uma grande missão. Por isso, é justo que exista um dia inteiro dedicado a eles!


Como escolher os padrinhos?

Geralmente, são escolhidas pessoas que façam parte da vida da família e que também possam participar da trajetória da criança. Para isso, é importante que os pais conversem e entrem em acordo. Antes de fazer o convite, tenha certeza de que os escolhidos podem participar da vida do pequeno e que seu filho possa ver neles bons exemplos para seguir.

O papel dos padrinhos na vida de uma criança

Ser padrinho não significa apenas dar presentes e aparecer na festa de aniversário; a família confia e espera certas atitudes dos dindos ao longo da vida do afilhado. Olha só:

Ser presente: muitas etapas importantes da nossa vida acontecem na infância e na adolescência, desde o primeiro passinho até a entrada na faculdade, e, para acompanhar essas mudanças, nem é preciso estar junto o tempo todo, basta demonstrar carinho e atenção. Uma ligação semanal, uma conversa frequente nas redes sociais e uma visita de vez em quando são o suficiente para cultivar a relação e manter-se informado sobre a vida do afilhado.

Inspirar confiança: crianças são sensíveis e percebem (muitas vezes, antes dos adultos) que uma relação parece forçada, portanto, seja sincero e demonstre seu carinho – ter a confiança e o amor do afilhado é a maior recompensa de ser padrinho.

Conhecer bem os gostos da criança e demonstrar interesse: É muito legal gostar de algo e sentir que pessoas importantes para você respeitam e até compartilham alguns desses gostos, né? Com as crianças, isso também vale! Conhecer hobbies, personagens favoritos e interesses do afilhado, além de ajudar a criar uma amizade bacana, também facilita na hora de presentear!

Programar momentos só entre vocês: tomar um sorvete de vez em quando, ir ao cinema ou ao parque são algumas das ideias que ajudam a fortalecer o vínculo entre padrinhos e afilhados. Não precisa ser nada caro ou complicado, basta ser um momento único. Uma dica é oferecer ajuda aos pais para tarefas do dia-a-dia, como levar para a escola ou buscar na casa do amiguinho.

Nunca esquecer as datas importantes: com o tempo, algumas datas perdem a importância para os adultos, mas com as crianças costuma ser diferente: elas mal dormem na véspera da festinha de fim de ano da escola ou da final do campeonato de judô. Por isso, tente marcar presença sempre que possível nessas ocasiões. Esquecer o aniversário? Faça de tudo para que isso nunca aconteça!

Respeitar os pais: procure não mimar demais a criança, jamais exclua os irmãos do seu afilhado e nunca passe por cima da autoridade dos pais. Uma relação saudável entre pais e padrinhos é tão importante quanto a que existe entre padrinhos e afilhados.

A chegada de uma criança sempre traz ares de renovação para a família, reforçando os vínculos de amizade e confiança entre pais e padrinhos. Seja grato a esse voto de confiança, contribuindo para que seu afilhado seja uma criança feliz e um ser humano com bons valores. Parabéns a todos os padrinhos pelo seu dia!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO