EM 24/04/2014 AS 10:00

3 brinquedos educativos para fazer em casa

Oi, pessoal!
Como já devem ter percebido nós adoramos inventar coisas! É por isso que hoje trouxemos 3 ideias de brinquedos educativos para você fazer em casa, utilizando materiais bem simples.

1. Montanha russa de bolinhas
O primeiro deles é uma "montanha russa". Você vai precisar de uma chapa de madeira (pode ser redonda, retangular ou no formato que quiser), arames revestidos, bolinhas de isopor, palitinhos de churrasco e bastões pequenos de madeira.

Antes de começar, vale lembrar que a montagem deste brinquedo deverá ser feita por um adulto, ok?

Agora vamos lá: com uma furadeira, faça furos aleatórios na placa para encaixar os bastões e os palitos. Faça também pequenos furos nos bastões para passar o arame.

Aí você vai montar o percurso. Quando mais curvas, subidas e descidas, mais divertido será o brinquedo. Insira as pontas dos arames num dos buraquinhos e fixe-os com cola quente para dar o acabamento final. Mas, antes, não se esqueça de colocar as bolinhas! ;-)

Prontinho! Este jogo é excelente para as crianças pequenas treinarem a coordenação motora e o manejo fino. :-)

2. Formando o ABC e muito mais
O próximo brinquedo é bem mais simples. Tudo o que você vai precisar é de uma caixa de ovos grande e frutas pequenas, como limões. Na falta delas você também pode usar bolinhas de pingue-pongue.
Para brincar é só posicionar as frutas até formar “desenhos”. Esta atividade é ótima para aprender as letrinhas do alfabeto e os números, por exemplo.

3. Contando peixes
E para terminar, um joguinho para os pequenos aprenderem matemática. :-D
Num pedaço de feltro, peça para um adulto recortar vários peixinhos e cole um pedaço de imã na parte de trás. Você pode comprar um pedacinho de fita magnética ou até mesmo usar ímãs antigos.

Mantenha as crianças afastadas na hora de mexer com a tesoura, ok? ;-)



Num painel magnético, desenhe dois ou mais "aquários" e fixe os peixes. Se você não tiver um painel como este, pode experimentar na geladeira de casa. Pronto! Agora é só chamar as crianças e pedir para elas distribuírem os peixinhos nos aquários, contando quantos tem em cada um deles

E a diversão não fica por aqui! Olha só quantas ideias legais te esperam aqui no blog:
5 brincadeiras para crianças pequenas inspiradas no Método Montessori
4 brincadeiras para vencer o medo de escuro
Atividades para quando as crianças estiverem doentes
5 jogos para memorizar os números

Beijinhos!

(Todos os jogos deste post foram encontrados em: Pinta La Luna)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO