EM 15/05/2021 AS 09:00

15 de maio - Dia Internacional da Família: celebre com quem você ama!

Hoje em dia, ficamos tão entretidos em nossa rotina que às vezes negligenciamos o tempo passado com a família, né? Administrar as atividades do dia-a-dia não é tarefa fácil, mas é necessário sim passar um tempinho de qualidade com as pessoas que amamos; é um momento para aliviar o estresse, se divertir, se conhecer melhor e aprender uns com os outros. Quer uma boa oportunidade para fazer esse momento acontecer? Aproveite o Dia Internacional da Família!


Por que existe o Dia Internacional da Família?


A data de 15 de maio foi escolhida para a celebração do Dia Internacional da Família em uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993, com o objetivo de promover atividades e debates sobre temas importantes para o bem-estar das famílias como instituição.


Com o avanço da globalização, surgiram novas formas de trabalho e novos hábitos de vida, como a opção de morar em apartamentos pequenos em vez de casas grandes e o uso intensivo de tecnologia no dia-a-dia, que contribuíram para que as diferentes gerações da família (avós, pais e filhos) ficassem cada vez mais distantes umas das outras, enfraquecendo o vínculo familiar, que é uma das bases para o bom funcionamento de uma sociedade.


Esse é um fenômeno que interessa e preocupa, sendo um dos temas principais dos debates no Dia Internacional da Família, junto com o abandono de crianças, gravidez precoce, alcoolismo, dependência química, violência doméstica e outros que tanto vemos em nosso dia-a-dia.


O tema para 2021 é: “Dia Internacional da Família: Famílias e Novas Tecnologias”. É a oportunidade perfeita para puxar esse tema com a criançada. Mas não se esqueça de ser justo e paciente, ensinando de forma simples e natural sobre a melhor forma de lidar com as tecnologias sem que isso afete negativamente sua vida social ou escolar.


Como manter a família unida?


Não é preciso grandes investimentos para manter a sua família unida e em sintonia, basta encontrar algo que todos gostem e criar o hábito de curtir esse momento juntos, trocando risadas e conhecimentos. Olha só algumas ideias:


Mais simples impossível: assistam algo juntos! Que tal escolher um programa de TV que todos gostem para assistirem juntos? Sabe aquele futebolzinho de domingo à tarde, por exemplo? É uma ótima forma de unir pais e filhos, como em um rito semanal! Outros esportes funcionam igualmente, e você pode compartilhar suas experiências, contar como eram os esportes na sua época de criança, ao mesmo tempo em que capta as reações e os conhecimentos do seu filho sobre o tema. Vocês podem assistir a um reality de culinária, documentários semanais sobre a vida dos animais, até aquelas novelas e séries voltadas para a família. O importante aqui é criar esse hábito de passar um tempo juntos toda semana curtindo algo que todos gostem!


A noite do restaurante temático: Já que estamos todos em casa e o delivery caiu no gosto das famílias, que tal viver uma aventura gastronômica uma vez por mês ou por semana, pedindo um jantar bem diferente para experimentar em família? Vocês podem criar todo um clima internacional, com decorações, roupas e músicas ligadas à cultura do dia, que tal? As crianças vão adorar conhecer o mundo sem sair de casa, e a experiência com certeza vai unir as pessoas da casa!


O irresistível filminho em família: Assistir filmes é uma aposta certa, principalmente para dias de frio e chuva. Todo mundo gosta de se apoiar em almofadas fofas para assistir filmes, será um momento para vocês estarem mais próximos sem toda a agitação do dia-a-dia, aprendendo um pouco mais sobre as preferências uns dos outros e compartilhando um baldão de pipocas deliciosas!


Brinquem juntos! Os adultos às vezes não admitem, mas a verdade é que todo mundo gosta de relaxar e se divertir. Pratiquem esportes no jardim, andem de bicicleta, brinquem de pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, jogos de tabuleiro, videogame – por que não? Conte aos pequenos como eram as brincadeiras da sua infância e tente reproduzir alguma delas, será um momento bem nostálgico e divertido! O importante é estarem juntos, compartilhando momentos de alegria, e nada melhor para estimular essa sensação do que o ato de brincar!


A importância da família não cabe em palavras. É lá que nossa história começa, onde criamos uma base sólida, desenvolvemos nossa personalidade e cultivamos os valores mais importantes para a vida. Feliz Dia Internacional da Família a todos, e divirtam-se!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO