EM 28/09/2017 AS 13:32

10 melhores esportes para as crianças

É visível que, hoje em dia, as crianças prefiram vídeo games e outros jogos eletrônicos à prática de atividades esportivas. É interessante que os pais saibam o que cada atividade oferece e conheça as limitações e gostos dos seus filhos.

A prática de atividades é importantíssima no combate ao sedentarismo e outras doenças que podem surgir ao longo do tempo. Além disso, os exercícios extravasam, jogam a preguiça pro alto e estimulam o bom desenvolvimento físico das crianças.

Abaixo listamos as 10 melhores atividades para as crianças. Confira:


Futebol
É o esporte mais praticado na infância e continua sendo uma das atividades preferidas dos meninos. Pode ser praticado a partir dos cinco anos, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora e outras habilidades, como equilíbrio e compreensão do espaço ao seu redor.

Vôlei
Outra modalidade que dá pra reunir a família e brincar em vários lugares como campo, praia e também na água! Pelos sete anos de idade a criança já pode iniciar de forma lúdica e recreativa a prática do voleibol.

Handebol
E se os pequenos enjoarem de futebol ou vôlei, o handebol é ótimo para inovar! A prática pode ser iniciada a partir de seis ou sete anos de idade e os pais também podem aproveitar esse momento para ensinar como os pequenos devem trabalhar em equipe.

Dança
É demais! Além da oportunidade de reunir a família e amigos, a dança é uma atividade fácil e com ótimos resultados para o bom desenvolvimento dos membros. A dança é divertida e as crianças adoram. Vale apertar o play e remexer junto, papai e mamãe!

Escalada
Super radical! A escalada é indicada a partir dos sete anos, pois nessa idade já há um maior controle do próprio corpo, além do fato de a criança já ter mais noção do perigo, algo que não é tão desenvolvido nos primeiros anos de vida.

Tênis
Se preferir, comece com pingue-pongue, seja na mesa de casa ou onde puder. A prática desta atividade fará a criança relacionar melhor as técnicas do tênis, mais tarde. Além, claro, de resultar em ótimos momentos com a família ou amigos.
Para iniciar o esporte de verdade, recomenda-se que até por volta dos nove anos às bases do tênis sejam trabalhadas de forma lúdica, e só a partir de então haja contato com todas as técnicas específicas.

Natação
Os pais, geralmente, são os mais parceiros quando o assunto é nadar. Bons momentos brincando de tubarão, nadando nas costas do pai, se apoiando na mãe quando as ondas chegam e outros momentos divertidos e refrescantes na água. Seja no mar ou piscina, natação é uma ótima atividade para aproximar a família enquanto se refrescam no verão.

Bike
Andar de bicicleta já está na programação de lazer de muitos pais e pode se estender às crianças também. Hoje em dia é possível escolher o modelo que melhor se adequa a cada necessidade seja para adultos ou crianças. Os pequenos, aos três anos, já possuem o aparato motor necessário para encarar a bike, usando sempre o equipamento de segurança e preferencialmente sob a supervisão de um adulto.

Skate
A atividade, um tanto radical, faz parte tanto do universo masculino quanto do feminino. A idade ideal para iniciar a prática é aos sete anos, quando a criança já desenvolveu um tipo de equilíbrio chamado propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais.

Capoeira
Uma maneira de brincar com os filhos e ainda ensinar um pouco da cultura do país é praticar capoeira. A capoeira é praticada em duplas que executam movimentos ritmados simulando uma luta e, por isso, é ainda mais divertida se realizada entre pais e filhos.
A prática pode ser iniciada por crianças bem pequenas – há academias que aceitam alunos a partir de um ano de idade.
É importante que haja a devida segurança em todas estas atividades citadas. Até porque, tudo fica mais divertido com a supervisão, companhia e apoio dos pais.

Fonte: Manual do Esportista e Takeda Farmacêutica

comments powered by Disqus


COLEÇÃO