EM 12/05/2020 AS 15:31

Inglês para os pequenos é uma boa ideia?

Inglês para os pequenos é uma boa ideia?

A ideia de permitir que as crianças pequenas aprendam inglês às vezes parece assustadora, porque é algo que a maioria dos pais não teve na infância, e parece ser algo complicado demais para os pequenos, né? Apesar disso, sabemos que o domínio do idioma inglês pode contribuir de várias formas para o desenvolvimento da criança, e é sobre isso que vamos conversar no post de hoje.
Tudo o que você precisa saber antes de decidir sobre o ensino do inglês
É normal ter dúvidas sobre a necessidade e a eficiência do ensino de inglês aos pequenos; por isso, confira algumas coisas que você deve ter em mente antes de tomar essa decisão:
Aprender na infância é mais fácil: A habilidade de aprender Inglês ou outra língua é mais aguçada entre os 2 e 4 anos de idade e, conforme os anos vão passando, essa facilidade com idiomas vai se perdendo, a não ser que continue sendo estimulada!
Diminui a timidez: Seu filho é tímido? O contato com um novo idioma, em uma sala de aula com crianças da idade dele, ajuda a diminuir a timidez que, muitas vezes, impede os pequenos de fazerem amizades.
Existe um jeitinho fofo de ensinar: Devemos sempre ensinar uma nova língua a uma criança da mesma forma que ela aprendeu a primeira, ou seja, de forma simples e lúdica, usando elementos que a criança já conhece. Os pequenos absorvem o que ensinamos muito rapidamente, desde que aquilo faça sentido para eles.
As crianças que aprendem inglês mais cedo têm menos sotaque: isso acontece porque nossa língua e boca ainda estão em formação e, por isso, são capazes de reproduzir qualquer som! Muito legal, né? Isso significa que, para os pequenos, é mais fácil pronunciar cada palavra com perfeição.
Cuidado ao ensinar dois idiomas ao mesmo tempo: Aprender Inglês ou outra língua enquanto se está aprendendo a língua materna não vai atrasar a fala, mas talvez a criança misture os dois idiomas de vez em quando; com o tempo, ela se acostuma e vai ser fluente nos dois idiomas sem problemas!
Quanto mais inglês, melhor: Enquanto a criança estiver aprendendo inglês, faça o possível para manter o novo idioma sempre em contato com ela. Se souber, converse em inglês com seu filho, isso vai ajudar muito no processo de aceitação da nova língua.
Aproveitamento escolar: A criança vai aprender o novo idioma junto com o português, e o cérebro se acostuma facilmente a trocar de idioma para se comunicar. Tudo isso melhora o raciocínio e a concentração, e pode ajudar em outras matérias.
Fique calmo: A criança provavelmente não vai entender rapidamente tudo que é dito em Inglês, e isso não é um problema, afinal, as crianças não têm o conhecimento total nem do nosso vocabulário. O importante nessa fase é que elas entendam o objetivo geral da comunicação.
Use a criatividade: Para os pequenos, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido, então use e abuse de jogos, músicas, histórias, brincadeiras, animações, figuras, imitação, etc. Esses recursos criam situações reais dentro do universo infantil para a utilização do novo idioma.
Inglês é uma língua universal: Alguém que domina o inglês tem mais independência para viajar e conversar com pessoas de todo o mundo, sem precisar de guias ou tradutores; é o primeiro passo para que o seu pequeno possa ser um cidadão global no futuro.
Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, é muito mais fácil se conectar a outras culturas, e saber falar inglês é fundamental para se comunicar com o mundo, então, cabe a você permitir e incentive seu filho a embarcar nessa aventura que é aprender outra língua, especialmente o inglês!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO