EM 22/07/2020 AS 10:15

Exercícios físicos para fazer durante a gravidez

Exercícios físicos para fazer durante a gravidez

Ser mãe é um eterno exercício; é preciso estar em dia com a saúde física e emocional para acompanhar cada passo dos pequenos e guiá-los nos caminhos certos. Por isso, desde a gestação, a futura mamãe deve se manter forte e saudável, e o post de hoje traz algumas informações sobre esse assunto tão importante.
Por que exercícios físicos são tão importantes?
A prática de exercícios físicos durante a gestação pode - e deve! - ser feita por todas as mulheres, mesmo aquelas acostumadas a uma vida mais sedentária, desde o início até as últimas semanas de gestação a não ser, é claro, que haja um impedimento sinalizado pelo obstetra.
De acordo com especialistas, as grávidas devem manter níveis moderados de atividade física, ou seja, sustentar um ritmo vigoroso, mas sem cansar demais. O ideal é combinar exercícios aeróbicos com fortalecedores, que trabalhem a musculatura, em sessões de 45 a 65 minutos de duração, 4 a 5 vezes por semana.
Seguindo essa rotina, há menos chances de ganho de peso excessivo durante a gravidez, assim como de desenvolver doenças como diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, além de atuar positivamente no estado psicológico, reduzindo a ocorrência de depressão e estresse. A prática de atividades físicas reduz também o risco de incontinência urinária, de flacidez pélvica e de dor nas costas. Além disso, quando a gestante segue uma rotina de exercícios com regularidade, o bebê já nasce mais saudável, dentro do peso ideal. Vale lembrar também que, quanto melhores são as condições de saúde da mãe, menos provável é a indicação de cesárea.
Quais exercícios são recomendados para as gestantes?
Normalmente, recomenda-se para as futuras mamães atividades na água, por causa da redução do impacto e porque não há risco de a mulher perder o equilíbrio e cair, por exemplo. Atividades com mais impacto também podem ser realizadas, desde que a grávida esteja acompanhada por um profissional especializado e que o exercício seja adaptado à sua nova condição. Por exemplo, uma mulher que corre maratonas precisa diminuir o ritmo, mas não precisa necessariamente parar de correr se estiver tudo bem.
Os exercícios de grande impacto não devem ser realizados na gravidez, porque podem causar dores ou até mesmo prejudicar o bebê. Também não são indicados exercícios abdominais, que envolvam lutas ou saltos, jogos com bola ou práticas em grandes altitudes.
Veja alguns exemplos de exercícios indicados para mulheres grávidas:
Hidroginástica
A prática mais conhecida entre as gestantes, indicada até mesmo para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar e pode ser realizada durante os 9 meses de gestação. A hidroginástica reduz as dores nos pés e no fundo das costas, assim como o inchaço das pernas. Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana.
Pilates
É um exercício ótimo para melhorar a respiração, a frequência cardíaca, alongar e fortalecer os músculos e aperfeiçoar a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana.
Caminhada
Ideal para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. Use roupas leves e elásticas e um tênis com bom amortecimento para prevenir lesões, e lembre-se de beber bastante água para não ficar desidratada. Pode-se caminhar de 3 a 5 vezes por semana, em horários em que o sol não esteja muito forte.
Corrida, mas de leve
Essa sugestão é para quem já praticava exercícios antes de engravidar. A corridinha pode ser realizada durante os 9 meses de gravidez, três vezes por semana, por 30 minutos – mas sempre com baixa intensidade, respeitando o seu próprio ritmo!
Alongamentos
Estes podem ser realizados diariamente até o nascimento, inclusive pelas futuras mamães que eram mais sedentárias antes da gravidez. Pode-se começar com alongamentos leves e ir aumentando a dificuldade dos exercícios à medida que a mulher for desenvolvendo elasticidade.
Bicicleta ergométrica
Esse exercício pode ser realizado até os seis meses de gravidez, de 3 a 5 dias por semana. Fique sempre atenta ao excesso de suor e à frequência cardíaca, não deixando ultrapassar os 140 batimentos por minuto.
Lembre-se de que, para garantir uma atividade física segura, é importante ter a orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física qualificado, além da autorização do médico que está realizando o pré-natal. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados para a prática dos exercícios: use sempre roupas frescas e confortáveis, evite as temperaturas altas e beba bastante água para se manter hidratada. Também é importante conversar com seu médico sobre o uso de protetor solar, pois o sol pode causar manchas na sua pele e no rosto. Seguindo essas recomendações, sua gravidez vai ser mais feliz e sadia!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO