EM 10/04/2017 AS 10:57

Como organizar uma Caça ao Tesouro para os pequenos

Quer envolver as crianças em uma atividade super empolgante? Pode até ser uma ótima ideia para um evento ou aniversário.
Abaixo, algumas dicas de como fazer isso de maneira fácil e divertida:


1. Escolha o local onde os pequenos irão explorar. Pode ser no seu terreno, na vizinhança ou até um parque onde os adultos possam ter acesso e assim conseguirem observar as crianças.
2. Escreva e numere as pistas, após isso, coloque-as em envelopes. Para criar todo um mistério e empolgação ao ler o envelope misterioso, invista nas frases de efeito, aquelas famosas da literatura infantil, como algumas do Livro do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry: “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.” Ou “É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila.” Você vai entregar a primeira pista para as crianças, esta irá levá-las para a próxima e, assim por diante. *As pistas incluem as próximas coordenadas.
3. Prepare e planeje toda a rota Leva um tempo até pensar no local de exploração, como um todo. O trabalho importante a ser feito é a consideração de espaços, locais ou cantos que podem passar despercebida na maioria das vezes. É importante também que os locais ou pistas não sejam de níveis impossíveis de serem desvendadas, as crianças podem se cansar no meio do caminho.
4. Chame mais gente para participar da organização Fale com os vizinhos próximos ou preferidos, pais dos amiguinhos e veja se há como eles ajudarem a esconder as pistas em seu jardim, por exemplo.
5. Estejam preparados Uma dica de prevenção: Coloque os envelopes com as pistas, em um plástico para que não molhem, caso chova. Aproveite e imprima cópia de todas elas, caso alguma voe ou se perda antes que os pequenos cheguem até elas.
6. Não deixe a peteca cair! No meio do caminho, entre uma pista e outra, coloque alguns agradinhos para manter a criançada empolgada e incentivada. Os mimos podem ser doces, caixinhas de suco ou água, brinquedos ou outros que você preferir.
7. Estabeleça as regras básicas com antecedência Os pequenos devem ser avisados que precisam esperar uns aos outros para prosseguirem até a próxima pista, além de não atravessarem qualquer via sem o acompanhamento de um adulto.


Enquanto a criançada se diverte e estão sob sua observação, você e o resto da família e amigos podem muito bem curtirem o tempo cozinhando e conversando. Uma caça ao tesouro que envolve todos na busca de mais união!
Uma brincadeira indicada para crianças a partir dos 7 ou 8 anos.
Considerações do Today’s Parent.

comments powered by Disqus


COLEÇÃO