EM 06/05/2020 AS 16:32

Ciência em casa: experiências divertidas para fazer com os pequenos!

Ciência em casa: experiências divertidas para fazer com os pequenos!

As crianças adoram aprender, só precisam ser estimuladas do jeito certo, e os experimentos científicos são ótimas formas de aguçar a curiosidade e incentivar o aprendizado dos pequenos, utilizando de brincadeiras e coisas que eles já conhecem. Então, nesse período em que a criançada está em casa, que tal ensinar a eles um pouco de ciências? Com certeza, a família toda vai se divertir!
No post de hoje, você verá experimentos simples e lúdicos, que todos podem fazer e talvez até você tenha feito na sua infância! Olha só:
Podemos mudar a cor das plantas?
Os pequenos vão ficar fascinados com o resultado dessa experiência, aprendendo sobre as plantas e como elas fazem para se hidratar.
Você vai precisar de:
Frascos vazios
Corantes vegetais
Água
Cravos, gérberas ou qualquer flor branca
Como fazer:
Encha os frascos com água e misture a água com os corantes vegetais, se possível, de diferentes cores.
Coloque as plantas nos frascos, como em um vaso.
O resultado da mudança de cores começa a aparecer nas plantas depois de duas ou três horas.
Areia movediça!
Uma ideia muito legal para provocar a curiosidade da criançada, além de ser uma experiência sensorial bem interessante e diferente.
Você vai precisar de:
Amido de milho
Água
Corante (opcional)
Um recipiente, que pode ser desde um copo até uma bacia
Como fazer:
Coloque os ingredientes na proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. Se preferir, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido colorido, lúdico e divertido!
Quando colocamos os dedos (ou qualquer objeto) devagar no líquido, eles afundam. Mas, se batemos os dedos bem rápido na superfície, ela fica dura como o chão!
Queridinho das feiras de ciências: o vulcão em erupção!
Quando misturamos vinagre e bicarbonato de sódio, o resultado é uma espuma que ganha volume rapidamente e, em uma maquete bem feita, pode facilmente representar a erupção de um grande vulcão! Lembrou dessa experiência das feiras da sua infância? Então, é hora de ensinar sobre vulcões aos seus filhos!
Você vai precisar de:
Argila
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Sabonete líquido (opcional)
Corante vermelho (opcional)
Como fazer:
Crie um vulcão com a argila e forme a cratera para aplicar a mistura.
Coloque na cratera duas colheres de bicarbonato de sódio e, se quiser, duas de sabonete líquido, para um resultado mais denso e volumoso.
Adicione uma colher de corante para que a “lava” seja vermelha.
Despeje o vinagre e veja a magia acontecer!
Um clássico: plantar feijão no algodão!
Lembrou, né? Muitos adultos recordam com carinho dessa experiência nos primeiros anos da escola: acompanhar a formação da vida de uma forma simples e bonita, um aprendizado importante que pode despertar o interesse dos pequenos pelo cuidado com as plantas.
Você vai precisar de:
Pote de vidro (para ver o processo de germinação completo)
Um grão de feijão
Algodão
Como fazer:
Umedeça o algodão com água, encha o vidro com o algodão úmido.
Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro.
Agora é só cuidar da semente, colocando água quando o algodão estiver ficando seco. Depois de três dias, a raiz começa a aparecer. Quando o seu pezinho de feijão tiver mais de 20 centímetros, transfira ele para um pote com terra e continue acompanhando o resultado da experiência.
Como é possível? Um ovo afunda e o outro não!
Uma experiência super simples e lúdica para as crianças, que verão o efeito mágico que o sal causa na água, fazendo com um dos ovos flutue.
Você vai precisar de:
Dois ovos
Sal
Água
Dois recipientes
Como fazer:
Encha os dois recipientes com água.
Coloque sal em um deles e no outro não.
Com a quantidade adequada de sal, a densidade da água muda e o ovo flutua, enquanto o outro vai afundar.
Obs.: Outra forma de fazer é enchendo apenas um recipiente com água e colocando o ovo nele. Em seguida, coloque sal na água até que o ovo flutue; isso vai ensinar para a criança exatamente como o processo funciona.
Aprender brincando é tudo de bom, e descobrir como as coisas funcionam é uma curiosidade natural em qualquer criança. Aproveite essa oportunidade para se divertir em família, ensinando conceitos de ciências para os pequenos, eles vão adorar!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO