EM 17/06/2020 AS 16:35

Arraiá em Casa!

Arraiá em Casa!

O clima das festas de São João é de pura alegria e brincadeira, por isso as crianças costumam adorar essa época do ano! Então, que tal aproveitar esse clima de união com a família toda em casa para preparar a sua própria festa junina? Separamos algumas ideias muito legais para te inspirar a criar o arraial perfeito para a comemoração. Olha só!
0
DICAS DE DECORAÇÃO PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS.
0
Além das comidas características da época, a decoração é o que vai dar aquele jeitão de festa que a criançada tanto gosta. Capriche nas bandeirinhas e balões para decorar o ambiente. Quanto mais colorido, melhor! E não se esqueça das roupas coloridas de São João, para entrar totalmente no clima!
0
0
Todo Arraiá (inclusive o virtual) TEM-QUE-TER:
0
Em cada canto do Brasil, a festa junina tem seu estilo de roupa típica. As mais comuns, são as camisas xadrez e os vestidos coloridos cheios de babados.
Se você mora em uma casa com quintal, aproveite o espaço para enfeitar uma mesa ou um cantinho com os temas da festa. Não esqueça as bandeirinhas e os balões para enfeitar a varanda, a mesa e o ambiente do “arrasta-pé”. Essa é uma boa hora para deixar as crianças se divertirem na confecção dos enfeites. A festa já começa antes, na preparação!
Para fazer as bandeirinhas, não tem mistério: é só pegar um molde simples na internet ou fazer um. Chame todo mundo da casa para participar e enfeitar sua varanda, sala ou quintal com o artesanato de vocês.
Gosta de fogueira? Você pode construir uma fogueira decorativa, com pequenos galhos de madeira, com rolos de papel higiênico e papéis e fitas coloridas, aí temos uma tarefa para envolver a criatividade de toda a família!
Na mesa das comidas, você também pode incrementar com um toque especial, expondo os pratos de formas bem criativas. Que tal substituir a tradicional “barraca do beijo” por uma alternativa deliciosa: a barraca do beijinho? Na festa junina, o que importa é se divertir, e até as pipocas podem ser usadas como enfeite nos pratos! Para apoiar os doces, você pode usar caixas de madeira ou papelão, e não se esqueça dos balões!
Lembre-se de que a criatividade conta muito nesses momentos, e você pode reaproveitar muita coisa de outras decorações ou usar o que tiver em casa para criar o clima junino perfeito. Com poucos materiais (latas, garrafas, papel colorido, tinta, etc) você consegue criar um ambiente bem mais animado!
0
0
COMIDINHAS TÍPICAS PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS.
0
Festa de São João que se preze precisa ter aqueles pratos irresistíveis, típicos da ocasião, né? É tanta comida boa nessa época que é até difícil escolher, então estamos trazendo várias ideias para você: receitas de comidinhas deliciosas, doces e salgadas, para preparar com a ajuda das crianças e dar aquele sabor especial à sua festinha em casa!
Salgados
0
Cuscuz de linguiça com requeijão
0
Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
200g de linguiça calabresa defumada picada
2 tomates sem pele e sementes
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas
Sal e pimenta a gosto
100g de margarina
1 pote de requeijão
3 xícaras (chá) de farinha de milho.
Como fazer?
Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola, o alho e frite a linguiça. Junte o tomate e refogue por 2 minutos.
Adicione o molho de tomate, o caldo de legumes, a azeitona, a ervilha e deixe levantar fervura.
Coloque no fogo brando, misture a margarina, o requeijão, o sal, a pimenta e a salsa.
Desligue o fogo, misture a farinha de milho até formar uma massa. Coloque em uma forma, pressione com uma colher, cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos.
Desenforme e sirva em seguida.
0
As crianças vão adorar: Torta cachorro-quente
0
Ingredientes
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 pimentão pequeno verde cortado em cubos
4 tomates sem pele e sem sementes picados
Sal a gosto
1 colher (sopa) de salsa picada
5 salsichas aferventadas
Como fazer?
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o amido de milho, o leite, a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e o fermento.
Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, refogue o pimentão e acrescente o tomate. Tempere com o sal e deixe cozinhar no fogo brando até o tomate se desmanchar. Polvilhe a salsa. Corte as salsichas ao meio no sentido do cumprimento. Unte com margarina um refratário, ponha metade da massa, espalhe o molho frio e distribua as salsichas. Cubra com restante da massa e leve para assar durante 40 minutos ou até dourar.
Dica: Sirva esta torta com ketchup e mostarda para dar um gostinho especial.
0
Maçã do amor com caramelo
0
Ingredientes
10 maçãs pequenas
200 g de amendoim tostado sem pele
400 g balas de caramelo
4 colheres (sopa) de água
Como fazer?
Lave e seque as maçãs. Em cada uma, espete um palito de sorvete.
Pique grosseiramente o amendoim.
Em um refratário, coloque as balas, a água e leve em banho-maria, mexendo de vez em quando até derreter.
Com uma colher, cubra as maçãs com o caramelo e polvilhe o amendoim, pressionando um pouco com as mãos para grudar.
Coloque-as em uma assadeira untada com margarina e leve à geladeira até endurecer.
Mantenha na geladeira até a hora de servir.
Dica: se quiser, substitua o amendoim por nozes ou castanhas-do-pará picadas.
0
O queridinho das festas: pé-de-moleque!
0
Ingredientes
1/2 kg de amendoim torrado e descascado
1/2 kg de açúcar
1 lata de leite condensado
3 colheres de margarina
Como fazer?
Leve ao fogo o amendoim, o açúcar e a margarina, mexendo sempre;
Quando começar a formar uma calda, acrescente o leite condensado e mexa bem até soltar do fundo da panela, como um brigadeiro;
Coloque a receita num tabuleiro untado com margarina e deixe esfriar;
Depois de frio, é só cortar em pedaços e se deliciar.
0
0
DICAS DE BRINCADEIRAS DE SÃO JOÃO PARA FAZER COM AS CRIANÇAS EM CASA.
0
Jogo das argolas: Em uma caixa grande, coloque várias garrafas pets, uma do lado da outra, cheias de areia. Depois, é só deixar que as crianças tentem acertar a garrafa com uma argola, de longe. Você pode ainda pintar as garrafas com diferentes cores, dando um visual mais lúdico. Para os maiorzinhos, pode propor alvos mais desafiadores e dar pontos de acordo com a dificuldade do acerto.
0
0
Pescaria: Utilize uma bacia e forre o fundo com papel celofane colorido, plástico-bolha ou pedaços de isopor. Para fazer os peixes, use cartolinas coloridas ou papelão. Improvise com um papel mais grosso, barbante e arames!
0
0
Entre no clima com músicas de São João!
As festas juninas mais modernas reúnem músicas de todos os gêneros, mas xote, baião, forró e sertanejo raiz ainda são os sons preferidos para criar o clima da festa. As tradicionais quadrilhas também devem ser lembradas! O importante é criar um clima alegre para todo mundo cantar, dançar e brincar à vontade!
0
0
Videoconferência para os amigos e familiares participarem da festa
Sua festa ficou tão legal que seria o máximo poder dividir essa alegria com os amigos e o resto da família? A tecnologia está aí para ajudar a aproximar um pouco mais as pessoas, mesmo que virtualmente. Muitos aplicativos e softwares de videoconferência têm sido usados também nas festas e reuniões. Os mais populares são o Skype, Google Meet, Hangouts, Discord, Zoom, e dá para fazer pequenas conferências até pelo Whatsapp! Basta pesquisar um pouquinho, escolher a plataforma preferida e buscar um tutorial para aprender a usar, depois crie convites virtuais com os dados da festança, distribua nas redes sociais e pronto – seu arraial em casa vai ficar ainda mais animado!
0
0
COMO SÃO AS FESTAS JUNINAS PELO BRASIL?
0
As festas juninas como conhecemos hoje são inspiradas nas festas dos santos populares em Portugal, cujas datas são celebradas no mês de junho (Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo), mas, atualmente, se tornaram no Brasil um evento multicultural, comemorado em todo o país. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos imigrantes. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais também vieram de Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Algumas brincadeiras, como a dança das fitas e o pau de sebo, também vieram de lá. Já os pratos típicos e as roupas “caipiras” são referência ao povo campestre que ocupou principalmente o Nordeste do Brasil, onde as festas juninas são ainda mais populares.
As maiores e melhores Festas Juninas pelo Brasil
Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as imagens das multidões reunidas em anos anteriores para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente nos estados do Nordeste!
Campina Grande, Paraíba: Autodenominada como a “maior festa de São João do mundo”, a festa de Campina Grande, no agreste da Paraíba, se estende por nada menos que um mês inteiro, com centenas de atrações acontecendo no imenso Parque do Povo, que sedia o evento desde 1983.
Caruaru, Pernambuco: Na cidade denominada “Capital do Forró”, é de esperar que também dispute-se pelo título de maior festa de São João do mundo. E em Caruaru, no agreste pernambucano, a animação é, de fato, intensa. São CENTENAS de shows acontecendo em vários pólos espalhados pelo município, quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, festival de comidas gigantes e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.
Aracaju, Sergipe: Durante o mês de junho, a capital sergipana realiza seu evento mais popular: o Forró Caju. Todo ano, cerca de um milhão de pessoas se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes, para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas.
Mossoró, Rio Grande do Norte: Uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste, a Mossoró Cidade Junina, acontece há mais de 20 anos durante o mês de junho na simpática cidade do oeste potiguar. Já na abertura, a tradição impera: o histórico bloco junino ‘Pingo da Mei Dia’ arrasta multidões pelo Corredor Cultural da cidade, com trios elétricos e diversas atrações musicais.
Salvador, Bahia: Se a Bahia quase sempre é associada ao Carnaval, no mês de junho a folia muda de ritmo mas não diminui em nada a animação. A capital Salvador e mais de cem outros municípios promovem uma variada programação de shows e festejos típicos de São João, atraindo verdadeiras multidões. Em Salvador, são mais de 100 shows gratuitos no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário, e toda a cidade se enfeita com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia.
Bumba-Meu-Boi – São Luis, Maranhão: Uma tradição que remonta desde o século 18 segue firme e arrasta multidões todo ano em São Luís do Maranhão. É a festa do Bumba-Meu-Boi, que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30). Grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas da capital maranhense para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos.
Teresina, Piauí: A cidade de Teresina, capital do Piauí, se transforma em “Cidade Junina” todo mês de junho, e atrai quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João. São dezenas de shows musicais e vários grupos de quadrilhas que se apresentam ao público e concorrem ao titulo de melhor do ano. Há ainda trios elétricos, apresentações de humor, casamento comunitário, feira de artesanato e uma variada praça de alimentação com comidas típicas da região.
0
Festas virtuais em 2020!
0
As tradicionais celebrações de São João não estão previstas neste mês de junho, mas pode preparar o bolo de milho e o quentão, porque a animação está garantida! Muitos dos grandes centros prometem festejar a cultura brasileira e nordestina de forma virtual, em grandes eventos ao vivo pela internet, com a participação de artistas consagrados e várias atrações super legais, para todo mundo se divertir!
0
0
Muitos desses eventos serão realizados com a intenção de arrecadar doações para as famílias afetadas pelo cancelamento das festas, fundamentais para a economia local, portanto, vamos prestigiar! Com muita alegria e um pouco de criatividade, todos poderemos celebrar São João, mesmo que de um jeitinho diferente!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO