EM 21/02/2020 AS 13:46

A importância da vacinação para as crianças

A importância da vacinação para as crianças

0
Você já notou que algumas doenças que pensávamos não existirem mais estão voltando a aparecer e preocupar as pessoas? O sarampo e a febre amarela são bons exemplos de doenças causadas por vírus, que podem ser transmitidas para outras pessoas se o organismo não estiver protegido contra elas. Por isso é tão importante manter a carteira de vacinação em dia, e, para as crianças, é ainda mais fundamental, já que as defesas dos seus corpos ainda estão se formando e não têm a mesma força das nossas.
0
0
0
Como funcionam as vacinas?
0
A vacina é uma forma de prevenir doenças, ou seja, precisa ser aplicada antes de o problema acontecer. Ela é formada por várias substâncias que, ao entrarem em contato com o corpo, estimulam uma reação protetora natural do nosso sistema de defesa. Essa parede de proteção (chamada de anticorpos) defende nosso organismo das doenças causadas por determinados vírus e bactérias. Ou seja, quando a pessoa está vacinada, o corpo vai acionar essa defesa caso o vírus ou bactéria queira atacar o organismo.
0
Vacinas são gratuitas!
0
Importantes para qualquer idade, quase todas as vacinas são disponibilizadas pelo SUS, basta ir a um posto de saúde e requisitar. Para os recém-nascidos, existe o calendário de vacinação infantil, orientando quando e quais doses tomar. Algumas variedades de vacinas não constam como obrigatórias e, por isso, não são oferecidas pelo governo, mas basta conversar com o pediatra da criança para saber onde as doses podem ser aplicadas.
0
0
0
As principais vacinas para as crianças
0
É durante a infância que nosso corpo mais cresce e se desenvolve, mas também é nessa época que ele fica mais vulnerável a doenças, por isso a maioria das vacinas é aplicada quando ainda somos crianças. Confira as principais delas e sua importância:
0
BCG: logo ao nascer, toda criança deve receber a injeção, que protege contra formas graves de tuberculose.
0
Vacina oral de rotavírus humano (VORH): aplicada em duas doses, ela combate a diarreia provocada por um micro-organismo conhecido como “rotavírus”.
0
Vacina pentavalente: aplicada em três doses, ela protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite tipo B.
0
Vacina Poliomielite 1, 2 e 3: por via oral e injeção, deve ser aplicada em todas as crianças para proteger contra a paralisia infantil.
0
Febre Amarela: injeção para crianças e adultos que estiverem ou forem para regiões onde há casos da doença em humanos. A febre amarela é uma doença bem grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas, entre outros sintomas.
0
Tríplice viral: protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
0
Hepatite tipo A: protege contra a hepatitve, um vírus transmitido pela água ou alimentos contaminados, ou em casos de higienização inadequada das mãos e talheres.
0
Hepatitve tipo B: injeção intramuscular para todos os recém-nascidos, protege contra o vírus que provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas e aversão a alguns alimentos. A hepatite tipo B é um problema sério, que pode se tornar crônico, e que, na vida adulta, pode até causar câncer de fígado.
0
O perigo de não manter as vacinas em dia pode deixar a criança exposta a muitas doenças graves, por isso a vacinação é essencial durante os primeiros anos de vida, para proteger os pequenos e garantir a eles um crescimento saudável e feliz!
0
Lembre-se de que a vacinação é importante para todas as idades, então procure saber quais são as vacinas essenciais para os adultos e esteja, você também, em dia com a sua saúde.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO